| FAST EDDIE NELSON | “Riverman”

Galeria Municipal do Barreiro - 9 de Junho 2011

Músico do Barreiro inspirado e dedicado aos sons mais lamacentos do Mississipi. Mas é à beira Tejo que melhor explora a potencialidade das suas unhas. Depois de dois fantásticos tomos na “literatura” dos Riverside Monkeys, enquanto líder orientador, Fast Eddie assume agora o plateau a solo. O resultado é mais “soft”, mas não menos intenso dos que os trabalhos anteriores.

Fast Eddie Nelson dá o passo em frente com o mais recente projecto a solo e é um passo para bem longe do precipício. Tornou-se um “one man small band”, agarrou na sua guitarrinha prateada e desenhou um disco que não vai além da meia-hora e que nos deixa com vontade de ouvir “em repeat”. São oito temas de rock de origem no Mississipi e concretizado na “riverside” sul do Tejo. Arranca sem voz, num instrumental aglutinador. E depois assume-se “inocente” num disco que nos parece contar uma autobiografia, reforçada pela voz rouca e arrastada que caracteriza o músico. É blues quase despido não fosse o ocasional “slide.”

“The innocent” (auto-play)

“Carry me home” apela pelo ombro companheiro que o leve para casa à velocidade da corrente do rio amigo. “Prince of rats” revela uma falsa partida e até isso tem o ar de genuíno. As notas da guitarra em “loop” sustentam as palavras, que o kazoo interrompe de vez em quando. Numa noite quente de Verão, depois do frigorífico deixar Fast Eddie sem resposta, o desejo manifestado é dançar no rio.

A capa do disco

Num disco de raízes americanas bem marcadas, até os “cowboys” têm o seu momento em “Gunslinger blues”. Momento de reflexão na solidão da margem do rio. À espera do dia seguinte. As areias de ouro surgem sob os pés ao sétimo tema. Olha-se o Mundo de frente, espera-se pelo sorriso que nos abre o horizonte além do rio. “Pearl” leva-nos até ao fim, num dedilhar de cordas que nos deixa a pensar em nós mesmos, no nosso horizonte, no que nos falta fazer. “Riverman” é mais um brilhante disco, obrigatório em qualquer boa colecção de rock.

Alinhamento de “Riverman”:
1. Driftwood
2. The innocent
3. Carry me home
4. Prince of rats
5. Dancin’ in the river
6. Gunslinger blues
7. Sands of gold
8. Pearl

Edição: Exp*Records
Julho de 2011

Mais informação:
Facebook oficial
Página da editora

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Música com as etiquetas , , . ligação permanente.

2 respostas a | FAST EDDIE NELSON | “Riverman”

  1. ana diz:

    … muito BOM
    Esta música deixa vontade de ouvir as restantes
    Obrigada migo por mais uma excelente dica musical.
    ana

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s