| SONIC REVERENDS | “A bone to pick with you”

Dezembro de 2011

Acabo de levar um murro no estômago. Estranhamente, após 16 minutos volto a carregar no “play” e a levar mais outro. E mais outro. É viciante, é devorador, é Rock’n’roll. É o mais recente disco dos Reverendos da Marinha Grande. O EP foi lançado em pleno Barreiro Rocks 2011 e acaba de nos chegar às mãos. É o responsável pela nossa “review” mais rápida de sempre. E é uma boa “review”.

Os Sonic Reverends são uma banda irreverente e descomplexada dedicada a fazer perdurar o Rock’n’roll. Pudemos comprova-lo na edição 2011 do Barreiro Rocks onde estes reverendos de garagem deram o concerto deles e depois ainda voltaram ao palco por mais duas ocasiões para tomar conta do plateau de outros [reportagem Barreiro Rocks’11]. Mas sempre com o respeito devido por quem lhes abriu ambas as possibilidades. Nessa noite de início de dezembro, os Reverendos da Marinha Grande apresentaram ao Mundo o segundo disco da sua lavra, “A bone to pick with you” (“Remember the Alamo” foi o primeiro no início de 2011). E se ao vivo a música deles é contagiante, em disco, confirmamos agora, não o é menos. Este é um osso muito bom de roer. Tão bom que não queremos que acabem os pouco mais de 16 minutos que levam a rodar as 5 músicas do osso. Perdão, do disco.

“You can’t sit down”, Sonic Reverends

O arranque surge em modo abrasivo. Alguém parece refugiar-se algures já com pouco fôlego e depois um grito lança o turbilhão Rock’n’roll de “Have some mercy”, a faixa de abertura. São 4 minutos a rasgar. Depois surge uma “armadilha” que nos faz cair na faixa título do disco, a terceira. Ao quarto tema, os Reverendos pedem honestidade com “Be true” e o “osso” fecha com “You can’t sit down”, cover de um tema original de 1963, ano em que foi gravado pelos The Dovells, que por sua vez já estariam a fazer uma revisão de um tema instrumental gravado dois anos antes pelo “jazz man” Phil Upchurch. Para este tema de fecho, os Sonic Reverends “obrigaram” o produtor Nick Nicotine a deixar a mesa de gravação e a assumir as teclas. Em palco, no Barreiro Rocks fizeram o mesmo.A música remete-nos para a pista de dança e de fato não nos podemos sentar. Aliás, não conseguimos. É preciso voltar a fazer “play” outra vez. E mais outra. E outra…

A curiosa capa do disco: será um "medicine-CD-pack"?

O invólucro do “osso”, por sua vez, é, digamos, gourmet (que agora é uma expressão da moda). Pelo menos o da edição que nos foi gentilmente cedida em conjunto pela banda e pela Experimentáculo, a promotora dos Reverendos, e que já reside nas nossas prateleiras. É um género de envelope plástico de hospital, com um cartão ao jeito de capa no interior e um folheto de aviso sobre os efeitos secundários do consumo do disco, que aqui assume o título de “medicamento”. Em resumo, deixo apenas o alerta de que “A bone to pick with you” não deve ser tomado em simultâneo com “cerveja, quantidades massivas de gel para o cabelo, garage rock obscuro dos anos 50 ou 60, sexo, sexo oral, sexo anal, sexo manual ou sexo vaginal”. E fico-me pelo alerta que tenho de ir ali carregar outra vez no “play”.

“A bone to pick with you”, primeiro VideoClip de promoção ao EP
(Realização Mónica Bárcia, gravado no bar Galáxia 2000, em Leiria – Março 2012)

Alinhamento de “A bone to pick with you”:
1. Have some mercy
2. Trap
3. A bone to pick with you
4. Be true
5. You can’t sit down

Edição: Experimentáculo/ Hey! Pachuco Records
Dezembro de 2011

Para escutar na íntegra

Mais informação:
Facebook oficial da banda
Página da Experimentáculo
Estúdios King

Em comentário colocado na partilha desta notícia, por jacksoncage (leitor do fórum Blitz), surgiu esta informação anexa:

Dá para comprar o download baratinho (no BandCamp) mas, para ter a versão como deve ser com embalagem é contactar a editora (experimentaculo[at]gmail.com) ou apanhá-lo num concerto.

Esta entrada foi publicada em Música com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s