Downloads legais e gratuitos – Planeta FrankMarques

Músicas disponibilizadas legal e gratuitamente na internet pelos próprios artistas ou respectivas editoras. Em alguns dos links basta clicar directamente no nome da música (se estiver a azul) com o botão esquerdo do rato para iniciar o download. Noutros terás de clicar com o botão direito e depois escolher a opção “Salvar ligação como…”/ “save link as…”, que aparece no menu. Caso seja a partir de um leitor SoundCloud, há um símbolo (seta a apontar para baixo) que permite fazer o download.

NOTA: Partilha música. Partilhar é conhecer e dar a conhecer. Partilhar música é promover o bom trabalho dos artistas, os discos deles e os concertos que dão.

11 março 2013

11 março 2013


John Grant“Blackbelt”
Primeiro avanço de “Pale Green Ghosts”, o segundo álbum da carreira do músico natural do Colorado, que em 2012 assumiu ser seropositivo e fala disso neste novo disco. Grant está, por estes dias, radicado na Islândia e foi neste país que gravou este novo álbum, que conta, em 4 temas, com a colaboração da irlandesa Sinead O’Connor.

.

04 dez 2012

Interpol – “Roland (demo)
É lançada a 4 de dezembro a reedição que marca o 10.º aniversário de “Turn on the bright lights”, o primeiro álbum dos nova-iorquinos Interpol, que foi editado a 19 de novembro de 2002. Além do álbum original, a nova edição contém ainda um livro e um CD extra com versões inéditas, alguns “b-sides” e vários “demo versions” como esta de Roland, cujo primeiro registo discográfico havia sido no EP de estreia do coletivo, lançado a 11 de dezembro de 2000.

EP de estreia (2009)

The Vinyl Stitches“Runaway baby”
Projeto oriundo da profunda Londres, amante de filmes de série B e do Garage Beat dos anos 60. Na discografia contam com um EP e um álbum. Este tema é retirado do lado B do EP, lançado em 2009. Rock ‘n’ Roll.

.
.

“One right lie”

A Jigsaw – “One right lie” (link para página do download)
Banda de Coimbra, formaram-se há mais de uma década e estrearam-se em disco em 2004. Em 2011, lançaram o terceiro álbum, “Drunken sailors & happy pirates”, e este foi um dos temas deixados de fora e agora, com direito até a videoclip, disponibilizado como download gratuito através da Antena 3.
Mais informação em Entrevista ao FrankMarques’ blog

.
.
The Valentines – Projeto formado em Brighton, Reino Unido, em 2009. São uma das grandes promessas do novo garage rock britânico. Em baixo, estão 3 das músicas deste novo coletivo disponíveis para download gratuito.

9 de julho 2012

Twin Shadow“Five seconds”
George Lewis Jr., aka Twin shadow, regressa aos discos de longa diração em julho. O sucessor de “Forget”, de 2010, intitula-se “Confess” e tem lançamento previsto para 9 de julho. O músico confessa que o novo álbum foi inspirado em viagens de moto que fez por Los Angeles depois de ter estado muito tempo parado devido a um acidente. O primeiro avançao chama-se “Five seconds” e revela uma curva acentuada no estilo de Twin Shadow, agora mais “rocker”.

.

06 março 2012

Ceremony“Adult”/ “Hysteria”
Esta banda da Bay Area, de São Francisco, acaba de lançar o quarto álbum da carreira. Formados por volta de 2004, o primeiro disco era composto por 13 músicas e, apontam relatos da altura, não ia além dos 13 minutos. Eram um projeto Hardcore sónico. Mas refinaram o estilo ao longo dos últimos anos e o novo disco, “Zoo”, é prova disso. E aqui ficam duas amostras gratuitas, via Matador Records, para o confirmar.

.

Julho 2011

Hooded Fang“ESP”
São um dos novos valores da música a sair de Toronto, Canadá. Lançaram em 2011 o segundo álbum, que teve o curioso batismo de “Tosta mista”. A música dos Hooded Fang remete para a praia e para o surf. Traz à memória ritmos na linha dos Beach Boys, mas com mais Rock’n’roll veraneante. Este foi o primeiro single de “Tosta mista” e foi disponibilizado gratuitamente via Spinner.

.

28 fevereiro 2012

Eux Autres“Home tonight”
São um projeto norte-americano, com origens no Oklahoma e em Portland. Dois irmãos formaram o grupo há quase uma década. Juntaram-lhe depois um baterista japonês e deram maior dimensão à Pop de influência francesa que produzem. Esta é a amostra do mais recente EP dos Eux Autres.

.
.

Gabriel Bruce – “Cupid”
É um novo artista oriundo de Londres e promete ser uma das boas revelações na Indiepop em 2012.Conta como “arma” com um timbre de voz grave, que já lhe valeram comparações a nomes de peso na linha de Leonard Cohen, Nick Cave ou Johnny Cash. No final de 2011 lançou o single “Sleep paralysis”. E, a reboque do dia dos namorados já em 2012, disponibilizou pelo Soundcloud esta versão de um original de Sam Cooke.

Março 2012

Bombay Bicycle Club – “How can you swallow so much sleep” (Tom Vek Big Beatnick mix)
É o tema de abertura de “A different kind of fix”, o álbum lançado em agosto passado pelos londrinos Bombay Bicycle Club. O compatriota Tom Vek pegou nele e deu-lhe um toque pessoal, sem desvirtuar a linha Pop do grupo. O resultado está aí para quem o quiser guardar.

FIDLAR“Oh” (“DIYDUI”, 2011)
São um quarteto de Los Angeles entre as comunidades “skate” e “surf” da cidade dos anjos. Em 2011, lançaram o EP “DIYDUI” e agora estão a de regresso com um novo single via Mom+Pop Records. Apesar do título, o mar não parece nada “flat” na música destes FIDLAR, cujo nome é a sigla de “Fuck It Dog, Life’s A Risk”.

outubro 2011

Hunters“Brat mouth”
São um duo de Nova Yorque e têm andado a “incendiar” palcos um por toda a “Big Apple”. Em outubro lançaram o primeiro disco, “Hands on fire”, que contou com produção de James Iha, antigo guitarrista dos Smashing Pumpkins, e mistura de Nick Zinner, dos Yeah Yeah Yeahs. A alma da banda parece estar na energia da brasileira Isabel Almeida. a seguir com atenção.

.
.

Julho 2009

Summer Cats“Paperweight”// “Hey you”// “Super”
É um quinteto australiano, oriundo de Melbourne. Lançaram o primeiro álbum em 2009 e daí para cá pouco mais se sabe deles. Pelos indícios revelados pela respetiva editora, a Slumberland Records, o projeto cessou atividades. Restam-nos estes 3 downloads legais e gratuitos retirados de “Songs for tuesdays”.

.

27 Outubro 2009

Katsen“Let’s build a city”// “Cactus”//
“Where nobody can find us”
São um duo de Brighton com que chocámos sem querer nas nossas investidas pela “world wide web”. Lançaram o álbum de estreia em 2009 e juntaram-lhe o EP “Basic pleasure unit” em janeiro de 2010. Têm Facebook, mas desde setembro passado que não atualizam a página. No site oficial, a informação é escassa sobre o projeto. Valem os 3 downloads legais e gratuitos que nos disponibilizam a partir do site oficial.

23 fevereiro 2012

Gorillaz – “Do ya thing”
O projeto pseudo-real de Damon Albarn encerrou a carreira em 2011 com a ediçãod e um “best of” de resumo da carreira virtual. Mas, quais mortos vivos, os “bonecos” voltaram à vida por causa da marca desportiva Converse. E acabam de lançar, para download legal e gratuito, um novo tema. A música resulta da colaboração dos gorillaz com Andre 3000 e James “LCD Soundsystem” Murphy.

.

Fan-Tan – “1989”
Preparam-se para lançar o álbum de estreia, “A strange game”, e este é o primeiro avanço. Foi disponibilizado no BandCamp oficial da banda em novembro. Os Fan-Tan são um trio de Brooklyn, que se tornou conhecido pelos concertos intensos e têm influências no Post Punk de início dos anos 80.

27 fevereiro 2012

The Ting Tings – “Hang it up”
Primeiro avanço para o segundo álbum do grupo britânico, “Sounds from Nowheresville”, que tem edição marcada para 27 de fevereiro. É a segunda versão do novo disco depois de a primeira, gravada em Berlim, ter sido cortada pelo meio após o grupo entender que não merecia a edição. A segunda versão foi registada em Espanha.

20 fevereiro 2012

Tindersticks – “Frozen”
É um dos primeiros avanços do mais recente disco dos Tindersticks, “The something rain”. Foi disponibilizado pelo próprio grupo através do site oficial e também através de algumas publicações online. Foi escrito a meias entre o vocalista Stuart Staples e o convidado especial David Kitt.

.
.
.

15 novembro 2010

John & Jehn – “Down the steet” (demo)
Versão rascunho de um dos temas do álbum de 2010, “Time for the devil”, da dupla francesa. Este tema viria ainda a ser reeditado num EP em novembro de 2011 e esta versão disponibilizada gratuitamente através da página da banda no Soundcloud (John and Jehn Radio).

20 fevereiro 2012

Sinead O’Connor – “Reason with me”
É o regresso da irlandesa, de 45 anos, aos discos. “How about I bem me (and you be you)?” é o nono álbum de Sinead O’Connor e é lançado a 20 de abril. A artista tem andado a tocar ao vivo os novos temas desde há vários meses e entre depressões, frustrações sexuais, um casamento e quase divórcio prematuro, ela aí está com um novo registo. E este foi o primero avanço disponibilizado gratuitamente pela Internet.

.

14 outubro 2011

Team Me – “Show me”
É a melhor banda Pop da noruega da atualidade. Pelo menos isso é o que representa o prémio recentemente recebido por este novo projeto escandinavo. Os Team me preparam-se para se estrear em concerto em Inglaterra e isto numa altura em que vão reeditar para o mercado britânico “To the treetops”, o álbum de estreia lançado em 2011.

2 setembro 2011

The Rapture – “How deep is your love?”
“In the grace of your love” é o terceiro álbum da carreira da banda nov-iorquina. Foi lançado em setembro de 2011 e apresenta na capa uma fotografia do pai de Lukas Jenner, o vocalista, a fazer surf. O disco marcouy o regresso dos Rapture à DFA e foi precedido pelo single “How deep is your love”, que pode ser descarregado aqui.

Abril 2012

Lucy Michelle & the Velvet Lapelles – “Just a kid”
(abrir nova página)
Primeiro avanço para “Heat”, o novo álbum deste sexteto norte-americano que junta o folk local a ritmos e instrumentos tradicionais de outros países, nomeadamente europeus.

.
.
.
.

30 janeiro 2012

We Have Band – “Ternion” sampler
Segundo álbum do trio britânicos. É precedido por uma oferta OnLine de uma pequena amostra do novo som do grupo. Neste “sampler” podemos escutar “Waterlight”, do alinhamento do disco, e ainda a versão acústica de “What’s mine, what’s yours” e a faixa bónus “Where are your people?”

.
.

Museum Mouth – “Sexy but not happy”
(23 de janeiro 2012)
Segundo álbum do agora trio oriundo da Carolina do Norte, Estados Unidos. A baixista Savannah Levin deixou o grupo e a dinâmica de voz ficou exclusiva do baterista Karl Kuehn. O novo som pode ser descarregado e escutado aqui. De graça!

17 janeiro 2012

Anthony Green – “Big mistake”
Primeiro avanço do segundo álbum a solo do vocalista dos Circa Survive. “Beautiful things” estava previsto para ser editado em 2011, mas acabou adiado para janeiro deste ano. O primeiro single chama-se “Get Yours While You Can” e saiu em novembro, mas é a junho que recuamos para recuperar a antecipação gratuita do novo disco de Anthony Green

.

14 de fevereiro 2012

Digital Leather – “Young doctors in love” / “Hot Bubblegum”
Primeiros avanços para o novo álbum do projeto a solo de Shawn Foree. “Modern problems” é o 6.º álbum de Digital Leather e o primeiro que ele grava desde a morte do amigo Jay Reatard há um ano e o próprio artista descreve o novo disco como “uma narrativa do processo de luto” por que passou. Há relatos de que este disco foi todo gravado num gravador de fita magnética. ao melhor estilo “low budget real sound”.

.

01 de fevereiro 2012

Dead Wolf Club – “Radar”
Novo projeto britânico. São um quarteto, conheceram-se numa viagem para Paris há cerca de 2 anos e acabam de lançar o álbum de estreia homónimo. Têm o sonho, lê-se no SoundCloud, que a sua música ajude a alinhar os planetas e traga paz e ordem ao Mundo em que vivemos. Amén!
Este é o primeiro avanço do disco.

New Kind of Mambo – “New kind of mambo” EP
Estreia em disco, ainda que apenas digital, desta dupla de portugueses de Coimbra. Um guitarrista e uma baterista decidiram oferecer a primeira gravação. O resultado é bom, a opção de o dar é ainda melhor. Agora é esperar os resultados e começar a marcar concertos porque o som assim o impõe.

12 fevereiro 2012

Sharon Van Etten – “serpents”
Aos 30 anos, prepara-se para lançar o 3.º álbum da carreira. “Empurrada” para os palcos por Kyp Malone, dos TV on the Radio, lançou o primeiro disco em nome próprio em 2009, “Because I was in love”. Colaborou com os The Antlers antes de lançar o segundo disco, “Epic”. E depois ainda colaborou com os The National na banda sonora do filme “Win win”, estreado em 2011. Agora chega o terceiro álbum, “Tramp”. E este “Serpents” é o primeiro avanço

14 fevereiro 2012

Sugar and the Hi Lows – “Sugar and the Hi Lows” sampler
(clicar para saltar para página do download)
É um novo projeto de Nashville, Estados Unidos, que junta a guitarra de Trent Dabbs à voz de Amy Stroups. Preparam-se para editar a 14 de Fevereiro o álbum de estreia homónimo e esta pequena amostra, disponibilizada através da NoiseTrade, serve de aperitivo para o que aí vem.

.

29 março 2011

Kidstreet – “X”
Três irmãos de Toronto, Canadá, estão apostados em singrar no mundo da música eletrónica. Conseguiram vender uma das suas criações para os comerciais da marca de automóveis Ford e em 2011 lançaram o primeiro álbum, Fuh yeah”. Mas esta foi, de fato, a primeira amostra do grupo.

28 fevereiro 2012

Xiu Xiu – “Hi”
Os californianos estão de regresso aos discos. E a 28 de fevereiro lançam “Always”, o nono álbum da carreira. Para o antecipar junto do público decidiram oferecer via SoundCloud uma primira amostra. E a escolha recaiu nesta experiência eletrónica de título “Hi.”

10 abril 2012

Grand Duchy – “Silver boys”
É o primeiro avanço para o novo álbum dos Grand Duchy, um dos muito projetos de Charles Thompson IV, Black Francis ou Frank Black, como preferirem. O vocalista dos Pixies, para que não restem confusões, deu voz à mulher, Violet Clark, e prepara-se para lançar “Let the people speak” a 10 de Abril. “Silver boys” é o primeiro avanço, aqui numa edição prévia exclusiva da revista Rolling Stone.

.

12 fevereiro 2012

Ben Kweller – “Mean to me”
O músico californiano, que em Junho de 2012 celebra 31 anos, prepara-se para lançar o quinto álbum da carreira, o primeiro pela própria e recém criada editora “The Noise Company”. O primeiro avanço é este tema, que se inspirou, segundo o próprio, numa falsa amiga que lhe tornou “a vida num inferno”. “Ela ajudou-me a ver o que de negativo havia à minha volta”, explicou Kweller à revista Spin.

.

Junho de 2011

Chadwick Stokes – “Coffee & wine” & “Back to races”
“Simmerkane II” é o álbum de estreia a solo deste multinstrumentista norte-americano, que se tornou conhecido nos Estados Unidos como vocalista dos State Radio e dos Dispatch. Dois dos temas do disco podem descarregados gratuitamente nesta página.

.

Junho de 2011

Mayer Hawthorne – “Impressions” (EP)
É uma das novas estrelas da verdadeira Soul americana. E em 2011 decidiu gravar um mini álbum com revisões de músicas alheias com que se cruzou e que entendeu merecerem uma nova versão. O resultado, posteriormen te, foi colocado à disposição de quem o quisesse descarregar sem custos e usufruir.

.
.

21 de Fevereiro

Frankie Rose – “Know me”
Teve a sua quota parte em projetos como as Vivian Girls, as Crystal Stilts ou as Dum Dum Girls. E em 2010 lançou um projeto pessoal sob o nome Frankie Rose & the Outs. Agora prepara-se para lançar “Interstellar”, o primeiro disco em nome próprio. E para que se perceba o que anda a fazer decidiu, e bem, oferecer o primeiro avanço.

.
.

Fast years – “Young heart”

Quarteto de Brooklyn, prepara-se para lançar o primeiro EP. Em antecipação, oferece uma das 2 primeiras músicas reveladas.

Fevereiro, 2012

The Twilight Sad – “Another bed”
Os escoceses preparam-se para lançar a 7 de Fevereiro o terceiro álbum da carreira. “No one can never know” é composto por 9 temas e os Twilight Sad revelaram em antecipação 3 dessas músicas. “Another bed” é a terceira amostra e o grupo espera que possa motivar quem a descarregar a partilhar a sua música.

.
.

BRMC oferecem "The absent"

Black Rebel Motorcycle Club – “The absent”
Os BRMC decidiram agradecer a todos os que assistiram aos concertos da banda em 2011 e retribuir com a oferta de um tema ao jeito de prenda de Natal. A música chama-se “The absent”, resultou das sessões de gravação do álbum “Beat the devil’s tatoo” e fez parte de alguns dos concertos. É uma balada bem distante dos hinos rock a que nos habituaram.

.
.

Álbum de 2007

Clara Luzia – “Morning light”
Projeto liderado por Clara Maria Humpel, austríaca, gay assumida e antiga vocalista do grupo Alalie Lilt. Desde 2006, os Clara Luzia lançaram 4 álbuns, o último, “Falling into place”, em 2011. O tema aqui disponibilizado faz parte do segundo capítulo, “The long memory”, de 2007.

"I see cathedrals" (2012)


Folks – “Skull & bones”
Folks – “Avalanche”
Projeto novo de Manchester. Depois de terem andado em digressão com Miles Kane (Last Shaddow Puppets) e de terem sido convidados para fazer as primeiras partes do conterrâneo Noel Gallagher (ex-Oasis), estes sexteto disponibilizou gratuitamente um primeiro tema de apresentação. Os folks gravaram o primeiro álbum nos estados Unidos e preparam-se para o lançar em 2012. Para já, existem estas amostras.

15 novembro 2011

Devin – “You’re mine”
Primeiro avanço para o o EP de estreia do nova-iorquino Devin Therriault. É um tema sobre “um rapaz e uma rapariga a viver o fogo da paixão antes de descobrirem que eles, afinal, se odeiam”, descreveu o próprio Devin à revista Rolling Stone. O disco é ditado pela FrenchKiss.

.
.

13 de Setembro 2011

Jack Oblivion – “Rat city”
Primeiro avanço para o mais recente álbum de Jack Yarber, músico mais conhecido como Jack Oblivion, por ter fundado e liderado os The Oblivions. “Rat city” é o terceiro álbum em nome próprio deste rocker nascido em 1967 e que já colaborou com nomes como Tav Falco ou Andre Williams.

.
.

Pearl Jam 20 anos

Pearl Jam – “Olé”
Música revelada pela banda de Seattle durante a participação no talk-show “Last Night with Jimmy Fallon”, da cadeia de televisão norte-americana NBC. Um dia depois, os Pearl Jam disponibilizaram a música gratuitamente pelo site oficial. O tema não faz parte do álbum a editar como banda sonora do documentário “PJ20”.

.
.

The History of Apple Pie

The History of Apple Pie – “Science for the young”
Projecto londrino formado em 2010 a partir das ideias de Jerome, que convenceu a namorada Stephanie a cantar. O grupo cresceu para um quinteto e em Junho editou o primeiro single físico, “you’re so cool”. Mas é este “Science for the young” que melhor apresenta o grupo.

.
.

Dead Lover’s Twisted Hearts – “DLTH”
Álbum de estreia de um quarteto brasileiro de Belo Horizonte. Três rapazes e uma rapariga baterista, que gosta de Meg White, mas também canta que nem Kim Deal ou Kim Gordon. O disco foi editado originalmente em Junho de 2010. Um ano depois chegou a Portugal na bagagem do grupo, que deu dois pequenos concertos em Julho no final de Julho. A edição é da Ultra Music.

.
.

Concerto online

RadioHead – Staircase (live from the basement)
Os Radiohead deram um concerto especial, no qual tocaram todo o disco “In Rainbows”, o mais recente do colectivo. O espectáculo integrou o programa “In the basement”, de Nigel Goodrich. “Staircase” serve de amostra e foi disponibilizada como download legal e gratuito.

.
.

Álbum sai a 1 de Agosto

Brother – “New Year’s day” (live)// Time Machine (demo version)
(Primeiro, gravado ao vivo em Fevereiro, é o tema que abre “Famous first words”, o novo álbum prestes a sair dos Viva Brother. Depois a versão “demo” da música que fecha o mesmo disco, o primeiro do projecto indie-rock que, segundo os próprios, aspira a ser a maior banda rock do Mundo)

.
.

Sai a 8 de Agosto

Gross Magic – “Sweetest touch”
(Primeiro avanço como download gratuito para o EP “Teen Jamz”, do produtor cujo nome verdadeiro é Sam McGarrigle. A expectativa criada através da internet está prestes a ganhar forma física num vinyl de cor púrpura com 8 músicas)

6 de Junho de 2011

Iron Maiden – “The wicker man”/ “The reincarnation of Benjamin Breeg”
(Compilação dos maiores êxitos, segundo a banda, lançados entre 1990 e 2010. A edição comporta dois CD ou, com tiragem limitada, um triplo “picture-vinyl”. Inclui 23 músicas)
.
.
.
.

2 de Agosto de 2011

The Ettes – “The pendulum”
(Primeiro avanço para o quarto álbum deste trio de Nashville, Estados Unidos. Rock’n’roll com “american southern flavour” e experiência recente de estrada ao lado dos Dead Weather, de Jack White)

.
.
.

13 de Maio de 2011

Wives – “Wives” (EP)
(EP de quatro temas desta nova banda da Pensylvannia, que alguns comparam a Fugazi. “It’s sexy, it’s noisy…” aponta a biografia. Cuidado com o volume, acrescento eu. O EP foi disponibilizado em Maio de 2011)
.
.
.
.

7 de Junho de 2011

Black Lips – “New direction”
Black Lips – “Modern art”
(Temas do novo disco “Arabia mountain”, o sexto de originais da banda de Atlanta. Produzido por Mark Ronson, o álbum sai a 7 de Junho)

.
.
.

Compilação lançada a 10 de Maio



Don Isaac Ezekiel Combination – “Ire”
(Compilação “Nigeria 70 Sweet times – Afro-funk, highlife & Juju from 1970 Lagos”, Volume 3 das “Nigeria 70 series”. Lançado a 10 de Maio de 2011)

.
.
.

The Loud - EP homónimo

The Loud – The Loud (EP)
(EP de estreia desta banda oriunda de Liverpool e que este ano lança o álbum de estreia. Este disco disponibilizado gratuitamente a 3 de Abril de 2010.)

.
.
.
.

Novo disco no Outono

Beth Jeans Houghton – “Dodecahedron”
(Primeiro avanço para o novo álbum de Beth Jeans a ser editado no Outono de 2011. Um disco produzido por Ben Hiller, que já partilhou estúdio com Depeche Mode e Blur)

2 respostas a Downloads legais e gratuitos – Planeta FrankMarques

  1. muito bom material e excelente trabalho companheiro. Hasta!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s