| LAMB | “Estamos mais juntos que nunca”

Lou e Andy posam para a capa de "5"

Lou Rhodes e Andy Barlow são, por estes dias, pais. Estão mais velhos, responsáveis, conscientes. Mas tinham saudades de trabalhar juntos. Separaram-se em 2004, mas não cortaram relações. Voltaram a reunir-se cinco anos depois para concertos. Em 2010 voltaram a partilhar um estúdio, de novo para dar voz aos Lamb. A banda britânica, que há dez anos liderou os tops de vendas em Portugal, lança esta quinta-feira, dia 5 do quinto mês de 2011, o quinto álbum de originais. “5” [Five], assim se chama o registo, e os três concertos em Portugal que se aproximam (10 de Junho, Lagoa; 11 de Junho, Lisboa; 12 de Junho, Porto) são motivos mais que pertinentes para uma entrevista com a metade responsável pelas letras do projecto de Manchester. Lou Rhodes, em exclusivo e via e-mail, mostrou não gostar que lhe perguntem sobre os Portishead. Mas gosta e muito do nosso país. E até nos piscou o olho!

[ENGLISH VERSION]

A pausa e o regresso a Portugal
Um país especial e a família
Portishead e o ‘trip-hop’
Os projectos a solo e o impacto da Internet

FrankMarquesBlog – Os Lamb estão a voltar aos discos depois de uma paragem de seis anos. Como se sentiram ao voltar a partilhar um estúdio?
Lou Rhodes (Lamb) – Tem sido, de facto, um novo começo para os Lamb. Estarmos juntos depois de tanto tempo tem sido realmente especial. Penso que o Andy e eu estamos mais juntos agora do que nunca. E estarmos a trabalhar em material novo tem ajudado muito a isso.

A capa do disco

Este novo disco, intitulado “5”, é um passo em frente no som do projecto ou um regresso ao que vos tornou uma banda de culto em Portugal?
O novo álbum tem uma simplicidade crua inerente. Em muitos sentidos, remonta aos primeiros tempos dos Lamb e especialmente ao ‘ethos’ [tr.: ética] que rodeou o primeiro álbum quando ainda tínhamos escassos horizontes ou expectativas sobre a música que fazíamos. A pausa no projecto permitiu-nos voltar agora com uma perspectiva mais fresca e escrever músicas que sentimos serem muito verdadeiras no íntimo dos Lamb.

Onde foram buscar esta inspiração?
Penso que a inspiração surgiu de várias direcções. Ambos tivemos as nossas vidas bem preenchidas desde que escrevemos [o quarto álbum] “Between darkness and wonder”, em 2003. Como sempre, trouxemos para a mistura as nossas muitas vezes contrastantes energias. O Andy foi uma verdadeira força motriz no início do processo enquanto eu batalhava com o que me parecia ser bloqueio de escritor. Muitas das letras reflectem esta dinâmica, procurando um sentido no meio dos desafios que a vida nos proporciona.

Com se desenrola o processo criativo dos Lamb?
Primeiro eu escrevo as letras, depois o Andy trabalha a tecnologia. Ele costuma tentar colaborar nas letras, mas, confesso, eu sou muito territorial nesta parte das canções. Ambos contribuímos com ideias musicais para a mistura e tocamos vários instrumentos, mas o Andy é quem está mais em cima das batidas e das programações. Ele tem uma visão muito abrangente dos horizontes sonoros dos temas.

Vídeo a explicar a gravação de “5”
(Publicado no site oficial da banda)

Alinhamento de “5”
1. Another Language
2. Butterfly Effect
3. Build a Fire
4. Wise Enough
5. Existential Itch
6. Strong The Root
7. Rounds
8. She Walks
9. Last Night The Sky
10. The Spectacle
11. Back to Beginning (featuring Damien Rice)

A pausa e o regresso a Portugal
Um país especial e a família
Portishead e o ‘trip-hop’
Os projectos a solo e o impacto da Internet

Uma resposta a | LAMB | “Estamos mais juntos que nunca”

  1. Jajm diz:

    excelente entrevista. Fiquei a saber mais sobre os lamb em meia duzia de perguntas deste trabalho, que em 15 anos de outras publicações.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s