| LOS CHICOS | “Encanta-nos o contacto com as pessoas”

São a banda estrangeira que mais vezes passou pelo Barreiro Rocks. As últimas duas ocasiões em “after-partys”. Gerardo Urchaga, guitarrista, não esquece a edição de 2007 e este ano promete voltar. Mas só para se divertir, comer lombinhos e beber cerveja

Os Los Chicos podem não dizer muito à maioria dos portugueses, mas na margem sul do Tejo são um nome incontornável para quem gosta de uma boa guitarrada e tem por hábito assistir ao Barreiro Rocks. São a banda estrangeira que mais vezes actuou no festival, estreando-se em 2005 e repetindo a passagem em “after-partys” de 2007 e 2009. Este ano, porém, o quinteto espanhol não faz parte do cartaz do evento, apenas actua em duas das festas de apresentação, a 29, no Barreiro, e 30 de Outubro, em Rio Maior. O guitarrista Gerardo Urchaga, de 36 anos, encantado pelo ambiente, garante, porém, que vai estar de novo no pavilhão dos Ferroviários.

“Já comprei o bilhete de avião há vários meses. Vamos encontrar-nos no festival de certeza”, promete Gerardo, em exclusivo ao FrankMarquesBlog. Trata os membros da associação Hey Pachuco como “irmãos” e com eles diz fazer “reuniões familiares no Barreiro sempre que possível”. Sobre o evento, não tem dúvidas: “É um dos meus festivais favoritos em todo o Mundo. Tem bandas muito boas, preços muito baratos, fica junto a Lisboa, que é uma das cidades mais bonitas do mundo, e, sobretudo, tem pessoas muito boas, tanto na organização como no público”. A intimidade entre as bandas e o público é mesmo, para o madrileno, um dos pontos fortes. “Encanta-me o contacto com as pessoas. Conhecer diferentes povos é o melhor de viajar e tocar num grupo. E quanto mais contacto puder haver, melhor. O Barreiro Rocks é perfeito nisto”, sublinha.

Lombinhos, cerveja e kalimotxo
Gerardo não é nada poupado nos elogios ao Barreiro Rocks. Para o melhorar, porém, deixa três sugestões colaterais à música: “Ponham um cozinheiro a preparar lombinhos 24 horas por dia e coloquem na praça central do Barreiro uma fonte de cerveja e outra de kalimotxo [bebida espanhola que mistura vinho tinto com coca-cola].”

A presença de muitos espanhóis entre o público também não surpreende o guitarrista, que até gostava que fossem bem mais. “Desde há vários anos que fazemos festas de apresentação do festival em Espanha, realizando digressões com os Act ups, os Ballyhoos ou a Nicotine’s Orchestra. Gostava que fossem mais espanhóis ao Barreiro porque sei que eles iriam gostar muito. Mas não se pode ir a tudo e em Espanha há muitos festivais, talvez por isso não haja mais espanhóis a ir”, justifica Gerardo, que guarda na memória o concerto que os Los Chicos deram no Barreiro Rocks a 9 de Novembro de 2007. Foi na after-party, após os suecos The Maharajas terem fechado o palco principal. “Foi incrível. Uma festa enorme e muito louca. Divertimo-nos muito”, concretiza. E este ano como será?

Para conhecer melhor os Los Chicos:
Myspace
Blog oficial

Outros artigos sobre o Barreiro Rocks:
Duas noites, duas longas festas
Cinco Países em dois dias
Festival em “tour” de norte a sul
Thee Vicars: “Não vai ser fácil tirarem-nos do palco”
Entrevista: Carlos Ramos, Nick Nicotine e Picos num três em um
Dez anos a dar música a Portugal

VoxPop
Testemunhas de… Barreiro Rocks

Fotogaleria
Cinco anos de Associação Hey Pachuco

Apresentação em vídeo
Cartaz garante festa

.

Uma resposta a | LOS CHICOS | “Encanta-nos o contacto com as pessoas”

  1. Dora parreira diz:

    Este texto transmite bem o espírito do barreiro rocks. Muita música, bebida, divertimento, boa disposição e muita gente na mesma onda de confraternização. Daí nascerem amizades como esta que passam para lá do festival.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s