| GREASY & GRIZZLY | “O público tão pouco estará em condições”

Maria e Antonio, no Festival Dirty Water

São um duo de Palência, uma cidade a norte de Madrid e a cerca de 900 quilómetros da capital portuguesa do Garage rock. São eles que fecham este ano a 11.ª edição do Barreiro Rocks. Em entrevista exclusiva ao FrankMarques’ Blog, o guitarrista e vocaliosta Antonio, também membro dos incontornáveis Los Chicos, contou um pouco da história desta dupla improvável, que começou numa brincadeira para ocupar o tempo livre e acabou no palco e com discos editados. Ainda assim, ele garante que o projeto “não é nada sério” e até admite que poderá já não estar em condições quando chegar a vez deles de tocar. Mas já tem um plano B orquestrado….

Página 1: O início
Página 2: O que eles pensam do festival

——————–
Barreiro Rocks 2011
O cartaz, as bandas [com vídeos]
Planeta FrankMarques especial [#32]

ENTREVISTAS exclusivas:
Jack Oblivian (Estados Unidos)
Harlan T. Bobo (Estados Unidos)
Dex Romweber Duo (Estados Unidos)
Pierced Arrows (Estados Unidos)
Pierced Arrows – Toody responde a Eddie Vedder
Fabuloso Combo Espectro (Espanha)
Sonic Reverends (Portugal)
——————–

FrankMarques Como é que começaram os Greasy & Grizzly?
Antonio Greasy
– A Maria Grizzly queria aprender a tocar bateria e montámos um grupo com vários amigos, que chegavam sempre tarde para ensaiar. E enquanto esperávamos por eles, tocávamos. O grupo nunca chegou sequer a dar um concerto, mas, pelo menos, os Greasy & Grizzly acabamos mesmo por tocar.

É uma formação à imagem dos White Stripes. De alguma forma foram influenciados por eles?
Nenhuma. De resto, somos compradores compulsivos de discos e penso que só temos um disco dos White Stripes. Uma das máximas referências deles, os Flat Duo Jets, sim, são uma das nossas grandes influências também. E os Dex Romweber Duo [o atual projeto do líder dos Flat Duo Jets] também. Por aí, podes imaginar o que sentimos por fazer parte do cartaz do Barreiro Rocks.

G&G ao vivo em Londres, 2008

Os duetos homem/ guiatrrista – mulher/ baterista parece terem encontrado espaço próprio. Que diferenças há entre estes e outros duos do mesmo sexo?
Nenhuma. A não ser que sejam mesmo um casal ou irmãos, que é uma relação especial. E isso marca uma diferença. Mas se formos apenas amigos, não creio que haja diferença alguma em sermos de sexos diferentes ou do mesmo.

Podem, de alguma forma, identificar-se formas diferentes de ver e interpretar Rock entre homens e mulheres?
Talvez uma diferença pode ser que as raparigas dançam mais nos concertos porque estão mais interessadas em desfrutá-los. E aos rapazes interessa-lhes mais se tocam melhor ou pior do que, de facto, desfruta-lo. Penso que muito poucas vezes ouvi uma gaja após um concerto dizer “fodasse, como toca a guitarra” ou “é diabólica a bateria”. Isso são parvoíces que apenas nós, os homens, fazemos (risos).

Vão ser a última banda a atuar no Barreiro Rocks. O que representa isso para vocês?
Significa que as pessoas já vão estar muito bêbadas e assim teremos mais possibilidades de que não reparem de quanto maus somos (risos). À parte disso, é uma honra tocar num dos nossos festivais favoritos.

“Vivan los negros” e “Coge el tren”, os Greasy & Grizzly ao vivo
[Wurlitzer Ballroom, Madrid, 3 de setembro de 2010 – FOLC Records weekend]

Como é que defines o Barreiro Rocks, Antonio?
É um festival realizado com muito bom gosto porque os organizadores são amantes do melhor Rock’n’roll e interessa-lhes mais ter boas bandas a tocar do que o dinheiro que vão ganhar ou perder. E é um sítio onde toda a gente te trata maravilhosamente. Tanto as pessoas da organização como o público. É uma maravilha de festival.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s