| PJ HARVEY | As visitas à ocidental praia lusitana

A menina marota regressa em nome próprio

A última passagem de PJ Harvey por Portugal aconteceu a 2 de Maio de 2009. Foi na Casa da Música, do Porto, cidade onde se estreou em nome próprio a 30 de Outubro de 2000, então no Teatro Rivoli. No ano passado, os bilhetes voaram e a lotação esgotou-se rapidamente na Invicta, dividindo-se o público entre nacionais e estrangeiros. O concerto, contudo, não era apenas da menina Polly, mas sim a propósito da colaboração dela com John Parish no álbum “A Woman A Man Walks By”, o segundo da dupla. E o alinhamento das músicas não fugiu dessa colaboração (setlist).


Para lembrar o último concerto em nome próprio de PJ Harvey em Portugal temos de recuar a 18 de Julho de 2004 e ao agora suspenso Festival de Vilar de Mouros (video em cima e setlist). A rocker andava então a promover o álbum “Uh Huh Her”, o sexto de originais. Um ano antes, Polly Jeran tinha actuado em Paredes de Coura (setlist) e, em 2001, no Festival Sudoeste. Isto depois de ter tido marcado para o Coliseu de Lisboa, a 14 de Março desse ano, a estreia em nome próprio na capital portuguesa, espectáculo que cancelou alegadamente devido a doença. Para trás, apenas o concerto a 30 de Outubro de 2000 no portuense Rivoli, o primeiro espectáculo português em nome próprio (setlist), e a estreia nesta ocidental praia lusitana, que aconteceu no Festival Sudoeste, em Agosto de 1998 (setlist), numa noite em que partilhou palco com os Portishead e os… Silence 4.

Bilhete do Festival Sudoeste '98

“Estive a ver o concerto da PJ Harvey ao lado da Beth Gibbons. E vi o concerto dos Portishead em cima do palco. Foi um dos momentos mais marcantes [para mim] da história do festival”, recordou David Fonseca, líder e vocalista dos Silence 4, em declarações ao jornal Público. A banda de Leiria, por imperativos de voo dos Portishead, que tinham de viajar para a Suécia, acabou por encerrar o palco principal nessa noite que fica na história como a do primeiro concerto de PJ Harvey em Portugal (e dos Portishead também).

Mais informação:
Polly Jean em modo protestante anuncia segundo gig em Lisboa
A biografia resumida

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s