| IGGY POP | “Post Pop Depression” (com Josh Homme)

Dupla admite digressão

Dupla admite digressão

COLABORAÇÃO

Iggy Pop juntou-se em estúdio ao líder dos Queens of the Stone Age. Dean Fertita (QotSA e Dead Weather) e Matt Helders (Arctic Monkeys) alinharam. O resultado é um álbum intitulado “Post Pop Depression”, com edição anunciada para 18 de março e também com produção de Josh Homme. Uma digressão deste super-grupo está em cima da mesa, mas ainda sem datas confirmadas. Ao escutarmos “Gardenia”, o primeiro avanço, é incontornável a “presença” de David Bowie, o grande amigo que “Jim” (James Osterberg/Iggy Pop) perdeu há menos de 2 semanas (10 de janeiro) e que terá influenciado este disco creditado apenas em nome de Iggy Pop e por isso considerado o 17.° álbum a solo do vocalista dos Stooges.

É Rock sedutor, de consumo imediato.

A HISTÓRIA: Homme quis recuperar a colaboração com David Bowie

O primeiro contato partiu de Iggy Pop, por mensagem escrita. “Jim” tem vivido nos últimos tempos em Miami, a desfrutar da praia. Pegou no elefone e escreveu a Josh Homme: “Hey! Seria ótimo se nos pudéssemos juntar e talvez tentar escrever alguma coisa juntos — Iggy”. Mais do que um admirador, Homme assume ter terminado os Kyuss por se sentir incapaz de igualar o nível dos Stooges.

A mensagem levou a um telefonema e depois a uma encomenda enviada pelo correio. No pacote, citações de Walt Whitman, poemas e rascunhos de Iggy Pop e, a pedido de Homme, notas sobreviventes dos tempos em que “Jim” trabalhou em Berlim com David Bowie, no início dos anos 70.

Três meses de silêncio depois, Homme reentrou em contato com Iggy, revelou ter estado a trabalhar em alguns temas e reenviou-lhe alguns poemas e músicas em progresso. Decidiram pôr mãos à obra. “Se detestarmos, se acharmos terrível, eu levo uma pá e enterro os registos na lama. Terâ escrito ‘Josh & Iggy’, um dia alguém fará ali uma casa e talvez diga ‘que raio é isto?'”, contou Homme, citado pelo New York Times.

Gravaram 9 músicas nos estúdios de Josh Homme, incluindo 2 semanas no deserto de Joshua Tree. O líder dos Queens of the Stone Age elegeu o resto dos membros do grupo: o colega Dean Fertita, também dos The Dead Weather, e Matt Helders, baterista dos Arctic Monkeys, com quem Homme também tem trabalhado nos últimos anos.

Entre o início do trabalho, em janeiro do ano passado, e o anúncio do álbum, Iggy e Josh passaram por momentos traumáticos. Primeiro, o homem dos Queens of the Stone Age, também fundador dos Eagles of Death Metal, que a meio de novembro passaram perto da morte quando o concerto que davam no Bataclan, em Paris, França, foi interrompido aos tiros por um ataque terrorista: cerca de 90 pessoas foram mortas, os “eagles” escaparam, mas um colaborador do grupo não.

Já este ano, “Jim” ficou sem amigo David. Bowie lutava há quase 2 meses contra um cancro, lançou a obra final “Black star” no dia do 69.° aniversârio, a 8 de janeiro, e dois dias depois surgiu a notícia da morte do “camaleão”. “A amizade do David era a luz da minha vida. Nunca conheci outra pessoa tão brilhante. Ele foi o melhor que há”, manifestou pelas redes sociais Iggy Pop, que, no site oficial, mantém apenas uma misteriosa mensagem gravada em fundo negro: “Não sou mais que o meu nome.”

Iggy Pop e Josh Homme estiveram quinta-feira no Stephen Colbert Late Show, falaram sobre o processo de criação de “Post Pop Depression” (vídeo em baixo) e, pela primeira vez, atuaram em público um tema deste novo disco, o primeiro avanço “Gardenia”. Uma digressão está sobre a mesa, mas em salas pequenas e de acesso limitado, revelou Homme.

Esta entrada foi publicada em Música com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s