| dEUS | Recomeço com um reencontro de 20 anos

Álbum "Selected Songs" (2014)

Álbum “Selected Songs” (2014)

REATIVAÇÃO

Há quase 20 anos caiu-me nas mãos a amostra de um disco que viria a ser determinante na discoteca cá de casa. Nunca fez parte dela, mas justificou o espaço para uma série deles. Era uma amostra para rádio de “In a Bar, Under the Sea”, o segundo álbum dos belgas dEUS – este, sim, já cá mora, claro. Na altura, colaborava de forma voluntária no desenvolvimento de um culto chamado SuperFM, uma pequena rádio rock da margem certa do Tejo cuja irreverência se extinguiu anos depois e, hoje, a tentativa de a recriar não é mais do que um projeto obsoleto sem qualquer rasgo. O meu caminho seguiu outros rumos. Houve um cruzamento profissional à entrada deste novo milénio com uma figura incontornável, tornada mito da rádio: António Sérgio. Depois, viragem para outros domínios da imprensa. Dez anos depois, novo “big bang” profissional levou-me de volta ao voluntariado na promoção musical e a este projeto, o FankMarques’blog. Há mais de dois anos e meio, nova aventura profissional começou a tirar tempo ao voluntariado.

A “indústria” insiste em manter-se fechada aos puros “indie” e há que pagar contas. Entrevistas exclusivas, reportagens de concertos/ festivais, críticas de “rodelas de plástico”… O tempo foi ficando cada vez mais curto para escrever sobre música. Ao ponto de termos reduzido o conceito da página. Dos artigos repletos de informação e das frequentes entrevistas exclusivas internacionais a que habituámos os nossos leitores em português por todo o planeta, passámos à divulgação direta e mais simples das novidades que vão saindo e que de alguma forma, com total independência e imparcialidade a não ser o gosto pessoal, entendemos merecer o devido destaque.

Mesmo assim, há mais de um mês que nos “calámos”. Não estava a ser possível. Decidimos retomar agora a atividade impulsionados pelas variadíssimas solicitações. Algumas provenientes de idiomas que não o português. Este sábado voltámos a cruzar-nos com “Instant Street” e este acaso certeiro convenceu-nos que era momento. O tema acaba de ser reeditado como um dos 30 que integram “Selected Songs”, compilação lançada em novembro pelos dEUS, a resumir as duas décadas de existência do grupo em disco.Os belgas tornaram-se presença obrigatória na nossa rica discoteca – onde “mora” quase toda a discografia deles – e são referidos amiúde como a única “divindade” do altar que são os armários cá de casa. Como tal, são totalmente merecedores da distinção de marcarem este recomeço do FrankMarques’blog em 2015. A música – a boa música – volta a fazer-se ouvir por aqui.

Estamos de volta. Graças a dEUS!

Os dEUS na reativação do FrankMarques'blog

Os dEUS na reativação do FrankMarques’blog

Esta entrada foi publicada em Música. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s