| THE TROGGS | Cancro cala para sempre voz de “Wild thing”

The Troggs fecham carreira de 40 anos

Reg Presley anunciou há um ano carregar nos pulmões um tumor maligno contra o qual estava a iniciar um combate de quimioterapia. Um ano volvido, perdeu a guerra e na manhã de 4 de fevereiro, aos 71 anos, morreu em casa, em Hampshire, rodeado de amigos e da família. Embora tivesse dado a entender no início de 2012 que a carreira da banda terminava ali, os colegas não viram assim o caso e convidaram um outro vocalista para o lugar. Os Troggs continuaram e este sábado estão de regresso aos palcos.

Reg Presley, vocalista dos The Troggs, morreu segunda-feira, 4 de fevereiro, pouco mais de um ano depois de ter anunciado que estava a lutar contra um tumor maligno nos pulmões, de que tinha dado conta em exames realizados após colapsar em palco durante um concerto realizado em dezembro de 2011, na Alemanha. “Ele era uma pessoa muito realista num mundo muitas vezes muito irrealista”, escreveu o amigo e agente Keith Altham, através do Facebook, numa mensagem onde também revelou que Reg Presley havia sido vítima de vários episódios cardíacos nas últimas semanas. A morte do vocalista dos Troggs seria mais tarde confirmada pela própria filha através do site W.E.N.N.

“Wild thing”, The Troggs (1966)

Na missiva escrita em janeiro do ano passado no site dos Troggs, em que revelou estar a iniciar uma feroz luta de quimioterapia contra o cancro, Reg, cujo nome de batismo era Reginald Maurice Ball, disse que era tempo de “baixar a cortina” e aproveitou para agradecer aos 3 colegas de banda: Chris, Pete e o então também já desaparecido Dave. “Vou ter muitas saudades vossas. Com muito amor, Reg”. No ar ficava, então, o fim do projeto, mas não foi bem assim. O guitarrista fundador Chris Britton e o baixista Peter Lucas continuaram a dar concertos ao longo de 2012 e vinham a colaborar com o vocalista Chris Allen, ex-Denny Lane Band e ex-The Animals. Os The Troggs têm agendados, inclusive, alguns espetáculos ao longo deste ano: o próximo já este sábado em Canterbury, no sudeste de Inglaterra. A realização do mesmo, apesar da recente morte de Reg Presley, já foi confirmada através de um site local.

Carreira baseada em single "selvagem"

Biografia
Os The Troggs formaram-se em 1964. Um ano depois assinaram contrato de agenciamento com Larry Paige, que havia lançado os The Kinks pela Page One Records. A primeira gravação dos Troggs foi uma cover e resultou no single de maior sucesso da carreira. “Wild thing” foi escrito pelo norte-amricano Chip Taylor e gravada em primeira mão pelos The Wild Ones, em ’65. No ano seguinte, Paige entendeu que a música se adequava ao estilos dos The Troggs e quis que eles a gravassem para lado B de um single. Acabou por ser o lado A. Chegou ao 2.º lugar do top britânico e ao 1.º do americano.

“With a girl like you” The Troggs (1966)

“Wild thing” foi o tema de abertura do álbum “From nowhere… the Troggs”, lançado a 15 de julho de ’66 e que nos Estados Unidos receberia o título da música escrita por Chip Taylor. Foi o primeiro de 12 álbuns de estúdio que os The Troggs gravaram. O último foi “Athens andover”, em ’92, em colaboração com alguns músicos dos norte-americanos REM, então na berra por causa de “Loosing my religion” – apenas Micheal Stipe não embarcou na “joint-venture” com os Troggs. Os britânicos tentaram, por esta altura, revitalizar e rentabilizar “Wil thing” com novas versões e colaborações.

Em novembro de ’92, morreu o baterista fundador, Ronnie Bond, e começou a fase descendente do grupo, que se manteve praticamente só de concertos. Em outubro de 2008 foi o guitarrista Dave Wright, que morreu. A 3 de dezembro de 2011, em Essen, na Alemanha, Reg Presley sentiu-se mal e teve de ser levado para um hospital. Após alguns exames foi-lhe diagnosticado um tumor maligno nos pulmões, que ele anunciaria publicamente a 24 de janeiro de 2012, dia em que disse que os dias de “Rocker” tinham para ele chegado ao fim. Os restantes membros decidiram continuar e convidaram um outro vocalista para os vários concertos que continuaram a dar ao longo de 2012. E a agenda de 2013 está bem composta, com marcações pelo menos até outubro. A 4 de fevereiro último, 49 anos depois de ter fundado os Troggs, Reg Presley morreu. O grupo… continua. Agora apenas com um dos fundadores: o guitarrista Chris Britton, o único ainda vivo.

2007, The Troggs em concerto

Esta entrada foi publicada em Música com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s