| DEPECHE MODE | 2013 traz o 13.º álbum “Delta Machine”

Andy Fletcher, Martin L. Gore e Dave Gahan

Está apresentado o nome do novo álbum do grupo de Martin L. Gore, Andrew Fletcher e Dave Gahan, que tem no 13, ao que parece, o número da sorte. “Delta Machine” tem lançamento marcado para 26 de março e é composto por 13 temas, dos quais “Heaven” será o primeiro single. O disco será seguido por uma digressão europeia, que a 13 de julho, como anunciado há alguns meses, passa por Portugal, como segundos cabeças de cartaz do Alive.

| com áudio automático |

Há pouco menos de um ano revelámos os planos dos Depeche Mode para este ano. Falava-se do 13.º disco de originais da carreira do grupo. A revelação, então, partiu de Martin L. Gore, uma das 3 partes do projeto. Esta semana, finalmente, saiu fumo branco: os britânicos anunciaram que o novo disco vai chamar-se “Delta machine”, é composto por 13 tema, o primeiro single initula-se “Heaven” e será desvendado a 1 de fevereiro através da plataforma VEVO, e o álbum tem lançamento marcado para 26 de março.

“Com esta edição nós alterámos completamente a ideia que tínhamos de como criar um álbum”, revelou o vocalista Dave Gahan através de um comunicado, e prosseguiu nas primeiras explicações sobre o novo disco: “Quando batemos numa parede onde nos parece que o álbum está a soar demasiado normal, nós acabamos por misturar tudo de novo e damos-lhe aquele orgânico som à Depeche Mode. ‘Delta machine’ não é diferente e eu já estou impaciente para que todos o possam ouvir.”

“Personal Jesus”, Depeche Mode
(álbum “Violator”, 1990)

“Delta machine” sucede a “Sounds of the Universe”, de 2009, que foi promovido através da “Tour of the Universe”, que passou por Portugal a 14 de novembro desse mesmo ano, com um concerto no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, e que devia ter passado antes também pelo Porto, em junho, mas cujo concerto foi cancelado devido a uma lesão de Dave Gahan.

O novo disco, como já referimos, que é lançado em 2013 e passa a 13 de julho por Portugal, inclui 13 músicas:
1. Welcome To My World
2. Angel
3. Heaven
4. Secret To The End
5. My Little Universe
6. Slow
7. Broken
8. The Child Inside
9. Soft Touch/Raw Nerve
10. Should Be Higher
11. Alone
12. Soothe My Soul
13. Goodbye

A versão “deluxe” inclui ainda um segundo disco com extras:
1. Long Time Lie
2. Happens All The Time
3. Always
4. All That’s Mine

“Useless”, Depeche Mode
(álbum “Ultra”, 1997)

O outro lado de Martin L. Gore
O guitarrista dos Depeche Mode, na altura que revelou estar a trabalhar no novo álbum do grupo, falou do projeto que partilhava com Vince Clark, um antigo membro dos autores de “Personal Jesus”. A 12 de março de 2012, Gore e Clark lançaram um álbum de techno sob o nome VCMG, sobre o qual Martin Gore falou à revista The Quietus. Foi nessa conversa que revelou também estar, então, a escrever músicas para este novo “Delta machine” depois do intervalo que aproveitou para outros projetos.

Martin L. Gore fala do novo disco

“Foi bom para mim, este intervalo (nos DM), para poder fazer algo completamente diferente que não envolvesse colocar uma letra ou melodias vocais. Mas agora, porém, voltei a escrever com maior vigor para a banda por causa dessa paragem. Deu-me um ímpeto criativo. Do final do disco dos VCMG passei quase diretamente à escrita para o grupo. E embora use o mesmo tipo de instrumentos, entrei imediatamente num espaço diferente. O que tenho feito para os DM é completamente diferente do que fiz nos VCMG”, disse Martin L. Gore.

Para o multi-instrumentista, e também habitual colaborador dos Nitzer Ebb, sublinhou ainda o facto de, “além do regresso à escrita com maior energia”, ele é também “um guitarrista”. “Nos VCMG, obviamente, eu não olhei para a guitarra. Não fazia sentido. Mas assim que voltei a escrever para os DM voltei a pegar nela, voltei ao piano, trabalho nos acordes. É um trabalho completamente diferente”, explicou.

“Spock”, VCMG
(álbum “Ssss”, março de 2012)

Esta entrada foi publicada em Música com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s