| JOY DIVISION | Concerto remasterizado e oferecido

Legado digital de Ian Curtis (segundo da esquerda)

Drew Crumbaugh é um engenheiro de som conceituado. Foi ele o eleito pela editora dos Joy Division/ New Order para remasterizar algumas gravações de ambos os grupos. Em 2006, tratou de alguns concertos do projeto de Ian Curtis. Seis anos depois voltou a pegar numa das “masters” de 1980, trabalhou-a com melhores recursos e ofereceu o resultado pela Internet.

Cartaz do concerto

A 8 de fevereiro de 1980, 3 meses antes da morte de Ian Curtis, os Joy Division apresentaram-se na Associação de Estudantes Universitários de Londres (Unversity of London Union – ULU). O concerto foi gravado e a “master tape” ficou nas mãos de Duncan Haysom. O Joy Division não eram assim tão grandes em vida como viriam a tornar-se a partir dos anos 90. Em meados da primeira década do século XXI, quando se cumpria um quarta de século sobre o fim do grupo, a editora dos Joy Division decidiu apostar numa “Colector’s edition” para cada um dos três álbuns do projeto: dois de originais, “Unknown pleasures” e “Closer”; e uma compilação, “Still”, lançada já após a morte do vocalista.

“Passover”, Joy Division
(gravado a 8 de fevereiro de 1980, na ULU, remasterizado em 2006 para a reedição de “Closer”)

Drew Crumbaugh, engenheiro de som conhecido como Analog Loyalist, que já havia trabalhado sobre os singles dos The Smiths e os discos originais de Joy Division e New Order, voltou a ser o eleito para pegar nos concertos. Isto sucedeu em 2006 e o resultado foi lançado em das 3 edições especiais dos discos dos Joy Division. Seis anos depois, e agora não contente totalmente com o trabalho feito, Drew, que entretanto desenvolveu muito a sua arte e os recursos disponíveis, resolveu voltar a pegar numa das “masters” de Duncan.

“Em agosto de 2006, fui contatado para colaborar na produção, limpeza e masterização de vários concertos dos Joy Division para serem incluídos na então futura reedição de luxo com duplo CD”, começa por contar Drew, no blogue pessoal “The power of independent trucking“, e explica: “Voltei a ouvir o que fiz em 2006 e, basicamente, arrepiei-me. Não porque seja mau, que não é, mas porque o que eu já evoluí nestes 6 anos faz-me soar um amador. Apesar de (os dois “sets” que fiz para o “Closer” e o “Still”) estarem disponíveis para o Mundo ouvir, eu já não os conseguia ouvir sem desejar uma segunda oportunidade. Bem, com o meu blogue, posso finalmente fazê-lo”, concretiza.

A memória de Ian Curtis

O resultado foi disponibilizado em formato .flac, formato digital que reduz as perdas de qualidade face ao som original. E a qualidade de som é muito boa. Todos os instrumentos encontraram o espaço para se mostrarem, sem ruídos ou atropelamentos. Para descarregar gratuitamente o concerto basta seguir o link seguinte, onde encontram dois ficheiros compactados, que devem, para ser totalmente grátis, descarregar em separado.

Link
Joy Division – University of London Union, 8 february 1980 (audio concert)

Ficha técnica
JOY DIVISION
8 February 1980
University of London Union
Mastered in November 2012 by Analog Loyalist, from Duncan Haysom’s master recording

01 Dead Souls
02 Glass
03 A Means To An End
04 Twenty Four Hours
05 Passover
06 Insight
07 Colony
08 These Days
09 Love Will Tear Us Apart
10 Isolation
11 – encore break –
12 The Eternal
13 Digital

Duas semanas após a estreia da estreia em Lisboa do projeto Peter Hook & the Light, que tem andado pelo mundo a reinterpretar o mais fiel possível a música dos Joy Division, esta é a oportunidade gratuita de meter os ouvidos o mais próximo possível, em termos áudio, do que era um concerto real do grupo. O prazo de validade do link desta oferta não é conhecido, mas a qualquer altura Drew Crumbaugh poderá decidir que já chega. Desconhecem-se quais os direitos sobre esta oferta online, mas para já está disponível. É de aproveitar.

“Unknown pleasures” em português?
Peter Hook, o baixista fundador dos Joy Division/ New Order, lançou no início de outubro um livro sobre o grupo que partilhou com Ian Curtis. É a primeira investida literária sobre a história do grupo de um dos seus membros. Em recente entrevista ao Jornal de Notícias, por ocasião do já citado concerto em Lisboa, Hook revelou o desejo de que o livro “Unknown Pleasures: Inside Joy Division” (Simon & Schuster, 2012) receba tradução em português.

“O meu livro da Hacienda (“The Haçienda: How Not to Run a Club”, Simon & Schuster, 2010) foi traduzido para francês e japonês. Tenho andado a falar outra vez com esses editores por causa deste livro sobre os Joy Division. Também estou a conversar com outras pessoas. Estou, por exemplo, a tentar que se faça tradução para espanhol e alguém de Itália entrou em contacto no outro dia. Eu ia adorar ver este meu livro traduzido para Português. Desde que voltei a tocar, todos os concertos que dei em Portugal e no Brasil foram fantásticos. Os fãs são incríveis. No ano passado, tocamos o ‘Unknow Pleasures’ no Porto e o público da Casa da Música foi dos melhores que alguma vez tivemos, um pouco como em Paredes de Coura, em 2010. Depois fomos tocar ao Brasil e lá também enlouqueceram. Gostaria mesmo de ter este livro traduzido para português”. Fica o recado dado.

Love will tear us apart”, Joy Division
(videoclip)

Esta entrada foi publicada em Música com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

2 respostas a | JOY DIVISION | Concerto remasterizado e oferecido

  1. Valdemar diz:

    Grande Francisco! a malta tem saudades dos teus remates certeiros…obrigado pela informação já saquei os ficheiros do concerto dos Joy Division… Foste ao CCB ver o Peter Hook no dia 8?

    • Boas, Valdemar.
      É bom ser útil. Especialmente para os amigos. Não pude ir ver o Peter Hook ao CCB, mas já o tinha visto em 2010 no Paredes de Coura. É um belo concerto e daqueles a justificar o valor do bilhete.

      Abraço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s