| BLUR | Regresso a Portugal em maio de 2013

Albarn, James, Rowntree e Coxon

A banda britânica, que este ano voltou a juntar-se para um grande concerto, é a primeira confirmação do cartaz do próximo Primavera Sound, festival catalão que desde junho passado se prolonga também ao Parque da Cidade do Porto. A mais de 6 meses do evento, eis o primeiro cabeça de cartaz.

“Song 2”, Blur

Damon Albarn dizia em abril que a atuação marcada para o encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres deveria ser a última dos Blur e que essa seria a forma ideal de acabar com tudo. Ao mesmo tempo, deixava entender que todos esses planos poderiam mudar. “Uma coisa que aprendi, e que tenho a certeza que acontece a todos, é que tudo aquilo que eu penso ter definido, e que sei exatamente como vai acontecer, nunca acontece da forma como planeei”, afirmou, então Albarn ao jornal The Guardian.

Albarn volta a cantar “Song 2” em Portugal

No início de agosto, ainda antes do concerto em “olímpico” de Hyde Park, já os planos começavam a transformar-se. “Este vai ser o nosso único concerto em Inglaterra este ano e provavelmente durante muito tempo. Mas isso não significa que que é o fim dos Blur”, afirmou o mesmo Albarn, na altura, ao jornal The Sun, abrindo, então, a porta a uma banda sonora para um filme a ser escrita pelo quarteto, se um convite desses surgisse.

A verdade é que tudo mudou mesmo. E em meados do próximo ano os Blur vão apresentar-se de novo em palco, encabeçando os cartazes de vários festivais europeus. Um deles é o Primavera Sound.

“On your own”, Blur

A 31 de maio, os Blur estão de regresso a Portugal. Depois da atuação no Hyde Park, de Londres, a 12 de agosto, o quarteto britânico vai celebrar os 25 anos de história com uma pequena digressão que os vai trazer a Portugal pela quinta vez. Em 1993, os Blur atuaram na Figueira da Foz, na primeira parte de um concerto de Siouxsie & the Banshees. Voltaram em 1996 para uma atuação esgotadíssima no Coliseu de Lisboa e no ano seguinte para uma acidentada passagem pela primeira edição do Sudoeste (que tivemos oportunidade de ver). Voltariam ao coliseu alfacinha em 2003 para apresentar “Think tank”, o derradeiro álbum de originais até hoje.

Esta segunda-feira de manhã, o Facebook oficial do Primavera Sound dava conta da boa nova: “Os Blur vão atuar no Primavera Sound 2013. São os únicos concertos em Portugal e Espanha em 2013: Barcelona, 24 de maio. Porto, 31 de maio”, lê-se na página do festival, em quatro línguas: inglês, português, castelhano e catalão.

“M. O. R.”, Blur

No site dos Blur, surgia à mesma hora apenas a indicação de uma atuação no festival belga Rock Werchter, a 5 de julho. Pelas 13h30, finalmente, o Facebook da banda anunciava finalmente: “Estamos a caminho do Primavera no próximo verão. Barcelona e Porto aqui vamos nós”. E mais marcações deverão ser anunciadas nos próximos dias, mas estas serão as únicas na Península Ibérica.

A dúvida, agora, é se estes concertos de 2013 vão incluir músicas novas ou se o que vamos poder ver é um género de “best of”, como aconteceu no concerto de Hyde Park. Os rumores de que o grupo se tem encontrado em estúdio às escondidas são mais que muitos. As dúvidas só lá mais para a frente serão desfeitas.

Blur live at Hyde Park – 2009 (primeira parte)

Blur live at Hyde Park – 2009 (segunda parte)

Setlist (Hyde Park, Londres, 12 de agosto de 2012)
1. Girls & Boys
2. London Loves
3. Tracy Jacks
4. Jubilee
5. Beetlebum
6. Coffee & TV
7. Out of Time
8. Young & Lovely
9. Trimm Trabb
10. Caramel
11. Sunday Sunday
12. Country House
13. Parklife
14. Colin Zeal
15. Popscene
16. Advert
17. Song 2
18. No Distance Left to Run
19. Tender
20. This Is a Low
| Encore |
21. Sing
22. Under The Westway
23. Intermission
24. End of a Century
25. For Tomorrow
26. The Universal

Concerto completo (apenas áudio)

Quarteto inalterado desde 1988

Biografia
Os Blur formaram-se em 1988, então como Seymour, nome retirado de um livro de JD Salinger. Por sugestão da editora Food Records, o grupo mudou o nome para Blur em 1990, andaram em digressão com os The Cramps e um ano depois lançavam o disco de estreia, “Leisure”. Em 1993, surgiu o segundo, “Modern life is rubbish”. Um ano depois, o terceiro, “Parklife”, e mais um ano o quarto, “Parklife”. Por esta altura, a imprensa britânica tinha criado uma “guerra” entre os londrinos e os Oasis, originários de Manchester. Foi a chamada “batalha da Britpop”.

“There’s no other way”, Blur

Em 1997, influenciados pelo Rock lo-fi americano, os Blur lançaram o álbum homónimo que os colocou no trono da música britânica. O disco abria com dormente “Beetlebum e explodia logo de seguida com a minimalista, sónica e incisiva “Song 2”. No álbum seguinte, “13”, os Blur deixaram-se influenciar por sons mais eletrónicos, algo que terá começado a criar cisões entre Damon Albarn e o guitarrista Graham Coxon, que acabou por abandonar os Blur em 2002. Por esta altura, já os membros dos Blur dividiam atenções por outros projetos como os Gorillaz, de Albarn, ou a carreira a solo de Coxon.

Em 2003, o grupo lançou “Think tank”, com Albarn a assumir a maior parte da parte criativa do projeto. Seguiu-se uma digressão e a pausa na atividade em 2005. Três anos depois, o grupo ressurgiu, anunciando um concerto especial no Hyde Park, de Londres, em julho de 2009 – no final acabaram por ser 2 (um desses espetáculos pode ser visto neste artigo). Os rumores de um regresso ao estúdio foram uma constante depois do estrondoso sucesso desses concertos. Algumas músicas foram, entretanto, surgindo, nomeadamente como edições especiais para celebrar o Record Store Day. Já este ano, o grupo recebeu um Brit Award pela fantástica contribuição dada à música nas últimas 2 décadas e foi também escolhido como um dos principais nomes a atuar à sombra dos Jogos Olímpicos de Londres. Agora, está confirmada uma digressão internacional para 2013. Com a quinta passagem por Portugal assegurada.

O Primavera Sound volta ao Parque da Cidade do Porto entre 30 de maio e 2 de junho. Os bilhetes para o festival da Invicta já estão à venda:Até 15 de outubro (segunda-feira) custam 80 euros, depois sobem para 110 euros.

Site oficial dos Blur
Facebook oficial
Facebbok oficial do Primavera Sound

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Música com as etiquetas , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s