| A JIGSAW | “É uma honra tocarmos no ‘Gente Sentada'”

João Rui e Jorri em concerto

Banda de Coimbra passa por Santa Maria da Feira antes de embarcar em mais uma digressão pela Europa. Em declarações ao FrankMarques’blog, João Rui e Jorri revelam a satisfação de pisar o mesmo palco dos americanos Low na primeira noite da edição deste ano do festival. “Nós tocamos sentados, o público está sentado, não podia ser melhor”, confessam.

O Festival para Gente Sentada chega este fim de semana à 8.ª edição. Os grandes destaques do cartaz são os americanos Low e os britânicos Tindersticks, que encabeçam cada uma das noites do evento de Santa Maria da Feira, respetivamente, sábado, 24, e domingo, 25.

Na primeira noite, sobem também ao palco os Aquaparque, de Santo Tirso, e os A Jigsaw, de Coimbra, que são a mais recente “coqueluche” do Indie rock luso, destacados recentemente pelo jornal britânico The Guardian (link com download legal e gratuito associado). Em conversa com o FrankMarques’blog, num miradouro às portas do alfacinha Bairro Alto, João Rui e Jorri, dois terços dos A jigsaw (só faltava Susana Ribeiro), falaram-nos da estreia no “Gente Sentada”. “É um festival com que nos identificamos há muito tempo. Praticamente desde que começámos a tocar sentados, o que foi para aí em 2005”, aponta Jorri, sem esconder a preferência pessoal pelos Tindersticks entre os dois cabeças de cartaz. “Infelizmente não podemos tocar no dia deles porque eles trazem uma banda a fazer-lhes as primeiras partes”, lamenta o músico.

João Rui no Maus Hábitos, do Porto

Os A Jigsaw, ainda assim, vão partilhar o palco com os Low. E estão contentes por isso. “É uma honra estarmos pela primeira vez neste festival. Houve um boom de festivais de verão, eventos onde por vezes a música é o que menos importa. No ‘Gente Sentada’, o que conta é a música, mais nada”, sublinha a banda de Coimbra, destacando que na Feira “as pessoas estão num teatro, sentadas, a apreciar os concertos”. “Ali não há barracas de cerveja, de jogos. Nem outras distrações. É um festival que vive exclusivamente dos artistas”, reforçam.

E o que pode esperar o público dos autores de “Druken sailors & happy pirates”, o álbum de 2011, que a revista francesa Les Inrockuptibles coloca nos píncaros? “Nós adaptamos o nosso espetáculo aos espaços, vamos centrar-nos no nosso último álbum”, começa por dizer João Rui. Jorri intervém e lembra que este é um evento onde existem algumas limitações diferentes de um concerto em nome próprio como o que vão dar esta sexta-feira, em Lisboa. “As pessoas vão ver menos de nós no ‘Gente sentada’ do que no concerto da véspera. Em Lisboa, vai ser um concerto em nome próprio, estamos mais à vontade e podemos tocar mais tempo”, explicou Jorri, que, ainda assim, lembra que o evento da Feira assume-se como um habitat natural para os A Jigsaw. “Será um festival onde nos vamos adaptar bem. É o nosso ambiente natural: tocar para gente sentada e disponível para nos ouvir”, concretiza.

“The strangest friend”, A Jigsaw
(“Drunken Sailors & Happy pirates”, 2011)

Os concertos do Festival para Gente Sentada decorrem no Cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira. A segunda noite, domingo, que será encabeçada pelos Tindersticks, conta ainda com atuações dos The Telegram e de Thomas Belhom. Os concertos têm início marcado, para mabos os dias, às 22 horas. Os bilhetes custam 22 euros para cada uma das noites ou 33 euros para ambas. Podem ser adquiridos nos locais habituais.

Mais informação:
Facebook do Festival para Gente Sentada
Site oficial dos A jigsaw

Esta entrada foi publicada em Música com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Uma resposta a | A JIGSAW | “É uma honra tocarmos no ‘Gente Sentada'”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s