| ETTA JAMES | O Planeta perdeu uma das suas divas

1938-2012

Nasceu a 25 de janeiro de 1938, em Los Angeles. Faria 74 anos na próxima quarta-feira. Não chegou lá. A debater-se contra uma leucemia terminal há algum tempo, a Blueslady foi derrotada esta sexta-feira e deixou o Universo da música irremediavelmente mais pobre. “Quero agradecer a todos os meus fãs que me demonstraram amor e apoio em todos estes anos. Amo-vos a todos”, foram as derradeiras palavras em público de Etta James, em Novembro, após lançar o que já assumiu como o último disco.
“Rest in Peace.”

Etta James estava inativa aos olhos do grande público desde o início de 2010. Ainda assim, em Outubro passado, lançou um álbum, “The Dreamer”, o 29.º da carreira. E aquele que ela já sabia que seria o seu último. Desde 2008, a Blueslady, também conhecida como Miss Peaches, sofria de Alzheimer e em janeiro do ano passado foi diagnosticada com leucemia. Os problemas de saúde intensificaram-se e em Maio teve mesmo de ser internada para tratar uma infeção urinária.

“Something’s got a hold on me”
single de apresentação do álbum “Etta James Top Ten”, 1962

A 16 de dezembro foi anunciado que a leucemia de Etta James era terminal e pouco mais havia a fazer do que esperar que a “luz” se apagasse. O Natal foi mesmo passado num hospital e ligada a um respirador. Miss Peaches ainda voltou para casa a 5 de janeiro. E esta sexta-feira passou a fazer parte simplesmente dos anais do rock’n’roll. Etta James morreu em Riversiode, na Califórnia

Etta James

Biografia
Nasceu em Los Angeles, fruto da relação de uma relação problemática. Respondia pelo nome verdadeiro de Jamesetta Hawkins. O pai nunca a assumiu e a mãe não era muito interessada. Passou por vários lares e chegou, apontam alguns relatos, a ser vítima de violência doméstica. Começou a cantar aos 5 anos. Aos 12 mudou-se para São Francisco. Fez parte das Creolettes, projeto que mais tarde mudaria de nome para The Peaches. Sob a orientação de Johny Otis, que também morreu esta semana, foi nesta banda que atingiu o primeiro número 1 da carreira com “The wallflower (dance with me, Henry)”.

Em 1961, lançou o primeiro álbum a solo, “At last”. Um sucesso imediato do R’n’B da altura. Nele estava a versão de “I just want to make love to you”, original de Willie Dixon, que a tornou mundialmente conhecida em meados dos 90 por causa de um anúncio da Coca Cola. O sucesso, o stress, o muito dinheiro que teve à disposição e a pouca preparação para lidar com tudo aquilo na altura levaram-na direitinha para o mundo da droga. Foi viciada em heroína e, anos mais tarde, em analgésicos. O marido com quem se casou em 1969, Artis Mills, chegou a estar preso 10 anos ao assumir as culpas depois de terem sido apanhados os dois com droga. Em 74, Etta foi obrigada a fazer uma desintoxicação em vez de ser presa por novo problema com drogas. Em 88, com 50 anos, voltaria a um centro de desintoxicação.

“Steal away”
autoplay

Em 1989, curiosamente, começaram a chegar os prémios internacionais às mãos de Etta James. Em 93, entrou para o Rock and Roll Hall of Fame e um ano depois recebeu o primeiro de 6 Grammys. Em 2001, entrou também para o Rockabilly Hall of Fame e no Blues Hall of Fame. Dois anos depois ganhou uma estrela no Hollywood Walk of Fame e, em 2006, recebeu o prémio Billboard R&B Founders. Ao todo, Etta James deixa um legado de 29 álbuns de originais, 3 discos ao vivo, 6 compilações e 58 singles. “Let me down easy”, nem a propósito, é o tema que fecha “The Dreamer”, lançadao a 8 de novembro último e que é o derradeiro capítulo de uma carreira que agora se encerra em vida. Descansa em paz, Etta, “At last!”

“At last!”, ao vivo
Terceiro single de “At last!”, álbum de estreia

Esta entrada foi publicada em Música com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s