| NIRVANA | Reedições e uma oferta do além com mais de 20 anos

"Nevermind" faz 20 anos em Setembro

“Nevermind”, o álbum mais importante da discografia do projecto de Seattle, celebra 20 anos no próximo mês de Setembro. Altura em que o disco será alvo de uma reedição remasterizada, em vários pacotes, um deles caracterizado como “super deluxe”, integrando quatro CD e um DVD. Uma rara música do trio liderado por Kurt Cobain foi, entretanto, relançada como download gratuito.

Os Nirvana são um dos grupos mais importantes da história do rock. É a eles que se associa o “boom” mundial do apelidado Grunge, um género de punk-rock abrasivo e desesperado que marcou a cidade de Seattle no início dos anos 90. Em Setembro, o segundo álbum da banda, o primeiro para a Geffen Records, faz 20 anos. E um dos discos mais importantes da história da música vai ter uma reedição para lá de especial.

Para além da edição normal, com um único CD remasterizado face ao original, vai chegar também às lojas uma “Deluxe edition”, nas variantes de quatro vinis ou um duplo CD, que inclui o disco original remasterizado mais os b-sides dos singles e ainda as “Smart studio seessions”, os “Boombox rehearsels” e as “BBC sessions”. A cereja no topo do bolo, porém, é a “Super Deluxe Edition”, que acrescenta mais dois CD (um com as “Devonshire mixes” e outro com o concerto de Halloween, no Paramount Theatre, de Seattle, a 31 de Outubro de 1991) e ainda um DVD (com o filme do concerto do CD4). O preço desta super edição ainda não é conhecido, mas não estará ao alcance de qualquer bolsa.

“On plain”
(com imagens do concerto de Halloween, no Paramount Theatre, de Seattle, a 31 de Outubro de 1991)

Vodpod videos no longer available.

“Bleach” foi reeditado há 2 anos

""Bleach" cumpriu 2 décadas em 2009


Há dois anos, o álbum de estreia dos Nirvana foi também alvo de uma reedição especial. O disco original foi remasterizado e a edição final foi complementada com a gravação de um concerto do grupo no Pine Street Theatre, de Portland, a 2 de Fevereiro de 1990, ainda com o baterista original, Chad Channing. Tudo produzido por Jack Endino, que já havia sido o responsável pelo disco original.

Do alinhamento de 11 músicas desse concerto fez parte “Scoff”, tema que a editora Sub-Pop, que lançou Bleach, disponibilizou para download gratuito. E nele fica implícito a mestria dos Nirvana num concerto pré-“Nevermind”.

Download gratuito (basta clicar no link)
“Scoff”, gravado ao vivo a 2 de Fevereiro de 1990

Esta entrada foi publicada em Música com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s