Portishead detestam festivais com os Coldplay

Adrian Utley (esq.), Beth Gibbons e Geoff Barrow

Geoff Barrow assume que tocar no mesmo dia que a banda de Chris Martin é “a pior coisa” dos grandes festivais. E culpa, especialmente, o recurso aos “canhões de água e a merda do fogo de artifício”. “Felizmente temos vindo a tocar muito com os Arcade Fire e com eles damos-nos realmente muito bem”, destaca o músico de Bristol, que, entre outros palcos, partilhou com os canadianos o “plateau” do Super Rock, em Portugal.

Geoff Barrow é um dos membros fundadores dos Portishead. 20 anos depois da formação do influente projecto de Bristol, o multi-instrumentista, e mestre do “scratching”, voltou a ganhar gosto por tocar ao vivo. Mas há momentos, ou melhor festivais, onde preferia não tocar, como confessou recentemente em entrevista à Pitchfork. E esses, os festivais, são onde os Portishead têm por vezes de partilhar o palco com os compatriotas Coldplay, banda pop que anda com uma parafernália atrás para utilizar em cada apresentação. Seja num concerto em nome próprio, seja num festival. Foi o que aconteceu, por exemplo, nos festivais de Rock Wercheter (Bélgica, 2 de Julho) e Main Square Festival (França, no dia seguinte), em que os Portishead actuaram antes dos Coldplay.

Geoff Barrow agarrado às máquinas

“[Qual a pior coisa de tocar nos grandes festivais europeus?] Tocar ao lado dos Coldplay com os seus canhões de água e o fogo de artifício ou outra merda qualquer que eles usem”, afirmou Barrow, confirmando na resposta seguinte que, de facto, não gosta de todo da banda de Chris Martin. “Nem do Bruno Mars [n.: estrela pop americana em forte ascensão]”, acrescentou.

O músico dos Portishead revelou ter falado, curiosamente, deste tema com os membros dos Mogwai. “Nós tocamos com projectos mentalmente fodidos e acabamos a pensar: ‘Como é que eu fui parar ao mesmo cartaz dele?’ E depois percebemos que se estamos no mesmo cartaz é porque aquele é o festival certo para ele e o errado para nós. Nós é que temos de nos mudar, não eles”, prosseguiu Barrow, em tom crítico, mas rapidamente mudando de tom para elogiar o projecto com que mais tem gostado de dividir o “plateau.”

“Felizmente, temos vindo a tocar bastante com os Arcade Fire e damos-nos realmente muito bem. Até temos vindo a jogar ping-pong com eles. Mas nós acabamos a tocar nestes grandes festivais e as pessoas estão ali apenas a tirar fotos com os amigos para registarem as suas experiências de vida. Não é por causa da música”, voltou ao tom crítico sobre os grandes festivais.

Sobre o futuro dos Portishead, que em breve regressam aos Estados Unidos com uma digressão 13 anos depois da última “tour” por aquelas bandas, Geoff Barrow confessou que a banda está “sempre a trabalhar em música nova”. “É impossível para nós dizer [quando poderá surgir um disco novo]. Pode ser daqui a 5 ou 10 anos. Pode surgir daqui a dois anos. Se for uma merda, não o vamos lançar”, esclareceu Geoff Barrow, revelando que em alguns concertos os Portishead chegaram a tocar “Chase the tear”, o mais recente tema da discografia do grupo, que foi lançado em Dezembro de 2009 como download cujas receitas revertiam para a Amnistia Internacional – em Portugal não o tocaram.

Setlist do concerto dos Portishead no Super Rock (15 de Julho de 2011)
1. Silence
2. The Rip
3. Magic Doors
4. Machine Gun
5. Mysterons
6. Glory Box
7. Sour Times
8. Wandering Star
9. Roads
10. Over
11. Nylon Smile
12. We Carry On

Entrevista à Pitchfork

Esta entrada foi publicada em Música com as etiquetas , , . ligação permanente.

Uma resposta a Portishead detestam festivais com os Coldplay

  1. José Gonçalves diz:

    Cool!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s