Public Image Limited (PiL) confirmam novo álbum a caminho

John Lydon está em estúdio

John Lydon, vocalista dos Sex Pistols, está a trabalhar com a sua outra banda em material novo. A notícia foi revelada esta semana pela revista The Quietus, que cita “fonte oficial”. Os Public Image Limited têm andado na estrada e estranhamente ninguém teve visão para os trazer ainda a Portugal. Quem os viu recentemente em Barcelona fala de um grande concerto.

“Estamos nos arredores de nenhures”, terá dito John Lydon, citado pela Quietus, sobre o estúdio onde os Public Image Limited estão a trabalhar sobre as músicas para um possível novo disco. E o grupo confirmou-o no último sábado. Os PiL, formados em 1978 após o final abrupto dos Sex Pistols, regressaram aos palcos em 2009, numa mini digressão inicialmente financiada pelo próprio John Lydon, que reformou o grupo juntando o multi-instrumentista Scott Firth aos antigos companheiros Bruce Smith e Lu Edmonds.

A capa do disco ao vivo

A digressão resultou num álbum ao vivo, “ALiFE 2009”. John Lydon, conhecido no tempo dos Pistols como Johnny Rotten, assumiu logo em 2009 o desejo de escrever música nova para os PiL assim que conseguisse juntar dinheiro suficiente para o financiar. “Não temos qualquer apoio – nem editora, nem patrocinadores, nada dessas coisas. A única maneira de fazermos dinheiro é dar concertos e só depois podemos fazer um novo álbum”, afirmou o vocalista, no ano passado.

E o momento chegou. No site oficial dos PiL foi colocado o artigo publicado sexta-feira pela Quietus. E o título dizia tudo: “Sim, podemos confirmar que os PiL estão ‘nos arredores de nenhures'”.

Lydon garante ter prontas “pilhas de músicas novas”. “Nunca parei de escrever. Muitas das minhas influências nunca tiveram origem de um projecto musical definido. Pode ser apenas a batida poética de um noticiário. Há um ritmo na forma como ele é emitido. E os filmes também o podem proporcionar. Shakespeare e boa poesia fazem isso, um bom e sangrento livro também. Ou um longo passeio”, disse o vocalista.

“This is not a love song”, no Primavera Sound (Barcelona, 26 de Maio de 2011)

O último disco de originais dos PiL foi lançado em 1992. “That what is not” faz 20 anos em 2012. Mas é dos primeiros tempos do projecto que os fãs guardam as melhores memórias. É isso que ressalta das criticas aos recentes concertos do projecto. Ao todo, são oito os discos dos PiL: “First issue” (1978); “Metal box” (1979); “The flowers of romance” (1981); “This is what you want… this is what you get” (1984); “Album” (1986); “Happy?” (1987); “9” (1989); e That what is not” (1992). Neste último Lydon retomou parte do alter-ego Rotten e incluiu um excerto de “God save the queen”, um dos maiores êxitos dos Sex Pistols. É no tema “acid drops”. O grupo desfez-se depois da Virgin Records, a editora de sempre dos PiL, ter recusado financiar a digressão de promoção disco. No último concerto do grupo, na altura, a 18 de Setembro de 1992, Lydon foi acompanhado em palco, entre outros, por Mike Joyce, baterista dos já então extintos The Smiths.

2009: O regresso dos Public Image Limited

Em 1996, Lydon reformou os Sex Pistols para uma digressão, a “Filthy lucre tour”. Um ano depois lançou um álbum a solo, “Psycho’s path”. E no final do milénio lançou uma “box” com quatro discos dos PiL. Em 2008, nova reunião dos Pistols (com passagem por Paredes de Coura). E, em 2009, são novamente os PiL a assumir a prioridade na agenda de Lydon. Desta feita com um álbum novo no horizonte a necessitar de financiamento. A banda está em estúdio. Venha de lá o disco.

Esta entrada foi publicada em Música com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Public Image Limited (PiL) confirmam novo álbum a caminho

  1. WALTER CARVALHO diz:

    Olá, sou brasileiro, fico aqui aguardando, mais este classico do joãozinho podre.

    walter
    Belo Horizonte – Minas Gerais/Brasil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s