LCD Soundsystem num “adeus” de três horas

James Murphy suspendeu os LCD

O derradeiro concerto do projecto liderado por James Murphy decorreu sábado à noite em Nova York, manhã de domingo em Portugal. Foi um longo espectáculo. Teve a presença de elementos dos Arcade Fire e quase 30 músicas no alinhamento. Fica a vídeo do histórico “happening”

Os LCD Soundsystem já eram. No sábado à noite, em Nova York, manhã domingo no Barreiro, o projecto liderado por James Murphy deu o derradeiro concerto. Foi diante de uma plateia há muito lotada no mítico Madison Sqaure Garden. 29 músicas, quase quatro horas de concerto dividido em três partes mais dois encores. E no fim, Murphy anunciou: “This is our last song. I didn’t say that so you’d be sad and say, ‘h no'” (tr.: “Esta é a nossa última música. Não digo isto para vocês se sentirem tristes e dizerem ‘Oh não'”). Depois, os LCD interpretaram “New York I love, but you’re bringing me down”, tema que fecha o segundo álbum, “Sound of silver”, e depois desligaram os instrumentos pela última vez.

O vídeo íntegral da actuação

Dez anos, três discos
Para a história fica uma carreira fulgurante de um projecto colectivo, mas que teve muito de pessoal. Na gravação dos discos, aliás, James Murphy assumia praticamente todos os instrumentos utilizados.

Os primeiros rascunhos dos LCD Soundsystem surgiram em 2001. Um ano depois “nasceu” o primeiro single, “Loosing my edge”, que rapidamente se tornou um dos favoritos nas pistas de dança. O primeiro álbum, homónimo, foi lançado em 2005. Era composto por nove temas, um deles já antes editado como single: “Movement”. A edição especial do álbum incluía um segundo disco com os anteriores singles, outros temas e algumas remisturas. O single oficial de apresentação do disco, “Daft Punk is playing in my house”, tornou-se em novo hino das pistas de dança, mas não seria o único sucesso do disco, que, até naturalmente, tornou-se numa peça obrigatória em qualquer colecção de discos.

Dois anos depois (2007) surgiu “Sound of silver”. O primeiro single, “North American scum”, tornou-se igualmente um “must play” das pistas de dança ou, como os ingleses gostam de dizer, um “floor filler” (tr: um ‘enche pistas’, por assim dizer). No mesmo ano, os LCD lançam ainda em formato digital um instrumental denominado “45:33”, cuja duração se prolongava até aos 45min58seg. Foi uma colaboração com a multinacional de equipamento desportivo Nike e pretendia servir de banda sonora para os praticantes de jogging. Mais tarde o tema foi editado em disco, com o tema principal dividido em 6 partes a que somaram ainda mais três faixas.

Em 2010, a banda lança o terceiro capítulo da carreira, no que a álbuns de originais diz respeito. “This is happening” foi gravado na “Mansion”, de Rick Rubin, e apresentado ao público através do single “drunk girls”, o tema mais pequeno do disco (apenas 3min42seg), alvo de um videoclip dirigido pelo realizador Spike Jonze. O disco viria a ser dedicado ao baterista Jerry Fuchs, que havia colaborado com a banda algumas vezes e era membro efectivo dos !!! (Chk Chk Chk). Fuchs morreu em 2009, em Brooklyn, vítima de um acidente num elevador avariado.

Todos os discos dos LCD Soundsystem foram editados pela DFA Records, cujos donos incluem o próprio James Murphy.

Murphy anunciou o fim pelo Twitter

Em Fevereiro deste ano, depois da revelação pelo Twitter pessoal de James Murphy, o grupo anunciou no site oficial o fim do projecto e a realização do derradeiro concerto a 2 de Abril, no Madison Square Garden, de Nova York. O espectáculo seria (e foi) precedido de outros mais pequenos a realizar nos dias anteriores e que serviriam de aquecimento para a grande festa de despedida. Os bilhetes para o Garden voaram em escassos minutos e o mercado negro surgiu em alta, levando James Murphy a insurgir-se contra os altos preços praticados na revenda dos ingressos. “I will try to figure a way out to fuck these fuckers” (tr: “Vou arranjar uma maneira de foder estes fodelhões”), escreveu o músico através do Twitter.

Chegou o dia do concerto. Os LCD foram iguais a si próprios. Tiveram a companhia dos Arcade Fire em palco para ajudar em “North American scum”. E no final ficou a sensação de perda. Uma grande perda para a música actual. “A atmosfera que se viveu sábado à noite na sala foi algo entre um radioso acordar e um funeral ao ritmo de festa de dança”, escreveu Katie Kitamura, do jornal britânico The Guardian. “O canto do cisne deste concerto foi excitante”, leu-se no New York Times. Fica o filme do concerto!

Casa cheia no adeus de sábado à noite

A setlist do adeus
Set 1
Dance Yrself Clean (com “I’m Not In Love” pelos 10cc, na introdução)
Drunk Girls
I Can Change
Time To Get Away
Get Innocuous!
Daft Punk Is Playing At My House
Too Much Love
All My Friends
Tired (com “Heart of the Sunrise”, pelos Yes Snippet)

Set 2
45:33 Part One
45:33 Part Two (com Reggie Watts)
Sound of Silver
45:33 Part Four
45:33 Part Five (com os Shit Robot)
45:33 Part Six
Freak Out/Starry Eyes

Set 3
Us v Them
North American Scum (com os Arcade Fire)
Bye Bye Bayou (original de Alan Vega)
You Wanted A Hit
Tribulations
Movement
Yeah (original dos Crass)

Encore 1
Someone Great
Losing My Edge (With “Da Funk” by Daft Punk snippet)
Home

Encore 2
All I Want
Jump Into the Fire (original de Harry Nilsson)
New York, I Love You But You’re Bringing Me Down (com “Twin Peaks Theme” por Angelo Badalamenti, na introdução)

Site oficial
Facebook
Myspace

Esta entrada foi publicada em Música com as etiquetas . ligação permanente.

2 respostas a LCD Soundsystem num “adeus” de três horas

  1. tiago ( eclipserecords ) diz:

    uma grande perda para a musica e em especial amantes de lcd soundsystem ( COMO EU )
    para a historia ficam 3 excelentes lps…dignos dos melhores do novo milenio (AINDA CUSTO) um muito obrigado por tudo:)
    vi o concerto em directo…ja grog de mais uma noite de copos…mas vi:)

  2. É porque não estavas assim tão grog. Se estivesses não podias aguentar as mais de três horas de “show” :))))

    Obrigado pelo “comment” Tiago!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s