| JANE’S ADDICTION | Música nova revelada em rádio do Chile

Dave Navarro e Perry Farrel estão de volta

Perry Farrel, o vocalista dos norte-americanos, aproveitou a entrevista a uma rádio chilena para mostrar um dos novos temas do grupo. “End of the lies” é, desta forma, a primeira amostra do álbum que deverá ser lançado no decorrer do próximo Verão e que conta com Dave Sitek, dos TV On The Radio, no lugar de baixista e co-produtor.

Os Jane’s Addiction regressam aos discos no próximo Verão, com o lançamento do quarto álbum, “The Great Escape Artist”. Um dos novos temas, “End of the lies”, foi estreado em exclusivo no decorrer de uma entrevista para o programa “La ley del rock”, da chilena Radio Futuro. E porquê no Chile? Porque Perry Farrel, o líder do grupo, é também o mentor do festival itinerante Lollapalooza, que este ano celebra o 20.º aniversário.

Primeira extensão longe da América do Norte

Para assinalar a data, pela primeira vez o evento vai ter uma extensão fora dos Estados Unidos, tendo sido eleita Santiago do Chile a cidade a receber tal honra. O Lollapalooza in Chile decorre entre amanhã e domingo, com um “line up” de luxo, que inclui Cypress Hill, Kanye West, The Killers, Fatboy Slim, The Drums, The Flaming Lips, Ben Harper, Cansei de Ser Sexy, Devendra Banhart e os próprios Jane’s Addiction, entre muitos outros nomes locais e internacionais, e vários palcos.

No início de Agosto, entre dia 5 e dia 7, a grande festa do Lollapalooza vai celebrar-se no já habitual Grant Park, de Chicago. O alinhamento para a edição americana ainda não é conhecido, mas tudo indica será de arromba. Pouco depois, os Jane’s Addiction embarcam para a Europa, onde já tem actuações marcadas para os britânicos Reading Festival (27 de Agosto) e Leeds Festival (no dia seguinte). Em aberto para Portugal, no que toca a festivais, fica a possibilidade de a banda de Perry Farrel e Dave Navarro ser um dos cabeças de cartaz de Paredes de Coura, que ainda não revelou qualquer nome para a edição deste ano.

Chicago, com o lago Michigan ao fundo

A banda tem tido uma existência intermitente e até a criação do Lollapalooza o sublinha. O festival foi criado em 1990 na forma de uma digressão pela América do Norte com bandas amigas para assinalar o alegado fim do grupo. Mas o sucesso foi tal que Perry Farrel não mais parou de o promover, aproveitando-se do recente sucesso do grunge e ajudando também a uma maior afirmação do chamado rock alternativo emergente na altura.

Sitek toca baixo e co-produz "The great escape artist"

Os tempos mais recentes têm sido também conturbados para os Jane’s Addiction. Especialmente no que toca ao lugar de baixista. O último disco, “Strays”, data de 2003. Seguiu-se, um ano depois, nova interrupção na existência do grupo. O guitarrista Dave Navarro, o baixista Chris Chaney e o baterista Stephen Perkins fundaram os The Panic Channel. Farrel, a mulher, Etty Lau, e o luso canadiano Nuno Bettencourt formaram os The Satelilite Party. Em 2008, os Jane’s Addiction reuniram-se com o “line up” original. Mas a presença do baixista Eric Avery foi de curta duração. Mas ainda mais curta foi também a passagem do ex-Guns’N’Roses Duff McKagan, que apenas aguentou seis meses sob as ordens de Farrell. Em Janeiro deste ano, a banda anunciou ter recrutado Dave Sitek, guitarrista dos TV On The Radio, para o lugar de baixista e co-produtor de “The great escape artist”, mas não como membro efectivo do grupo. E anteontem à noite, pouco antes de dar um concerto em Buenos Aires e na antevisão do Lollapalooza no Chile, Perry Farrell mostrou em primeira mão o que têm andado a fazer em estúdio com Dave Sitek. “End of the lies” está aí para ser escutada e comentada (com introdução radiofónica e tudo)…

“The end of lies”, na Rádio Futuro

“Jane Says”, ao vivo em Buenos Aires, 31 de Março de 2011

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Música com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s