| BEASTIE BOYS | Reforço à sobrevivência do vinyl

Ao terceiro sábado de Abril de cada ano

O “Record Store Day” é um dos maiores gritos de resistência dos velhos discos. E este ano ganha reforços de peso com mais um extenso rol de edições exclusivas. É o caso do primeiro avanço para “Hot Sauce Committee Pt 2”, o novo e mui aguardado novo álbum do trio de Brooklyn. Mas há mais “craques” em cena como Beck, Gorillaz, AC/DC, Nirvana, Rolling Stones…

Os Beastie Boys vão juntar-se ao grito de sobrevivência dos discos de vinyl e a 16 de Abril, data em que se celebra este ano o “Record Store Day”, lançam numa edição limitada do popular plástico negro o primeiro single do muito aguardado “Hot Sauce Committee Pt 2”, o oitavo disco do trio de Brooklyn, que já leva mais de 30 anos de carreira.

O novo álbum dos Beastie Boys

“Make some noise” é o título do single dos “rapazes diabólicos” e inclui no lado B, sim é mesmo no lado B, no outro lado do disco, no verso, uma remistura do mesmo tema realizada pelos Passion Pit. A edição, da responsabilidade da Parlophone, é limitada a 500 cópias e, tal como nos antigos discos de 45 rpm, apresenta um buraco central grande, que necessita de um adaptador para se “aconchegar” no gira-discos.

Bat For Lashes junta-se a Beck em vinyl

Outras edições especiais da Parlophone incluem a reedição da colaboração de Beck com Bat For Lashes, no tema “Dark Time”, que faz parte da banda sonora do terceiro capítulo cinematográfico da saga vampiresca “Twilight”. O lado B deste vinyl apresenta a versão demo do tema pelos Bat For Lashes. Reeditado neste “Dia das Lojas de Discos” vai ser também o álbum “The Fall”, dos Gorillaz, mas numa edição especial em vinyl de 180 gramas.

O tema oficial do “Record Store Day 2011” é a versão dos The View para “I need that record”, um original dos The Tweeds (que se ouve aqui em fundo ao ler este artigo). Outras edições especiais deste dia incluem um exclusivo audio retirado do novo DVD dos AC/DC (“Shoot to thrill”/ “War machine”); um álbum de covers pelos Foo Fighters (“Medium rare”); a reedição do EP dos Nirvana exclusivo para a Autrália (“Hormoaning”); um thringle dos Rolling Stones (“Brown sugar”/ “Bitch”/ “Let it rock”); uma compilação de vários artistas incluindo os Nirvana (“Kill rock stars”); dois temas inéditos dos Radiohead (Supercollider”/ “The butcher”); e muitas outras surpresas por esse mundo fora.

O “Record Store Day” é uma iniciativa oriunda dos Estados Unidos. Foi criado em 2007 e tornou-se global. Celebra-se ao terceiro sábado de Abril de cada ano e o propósito é, acima de tudo, celebrar a música. Mas o evento acaba por fazer ressaltar as velhas edições em vinyl, juntando à volta do mesmo conceito músicos, fãs e milhares de pequenas lojas de discos espalhadas por todo o Mundo, da Austrália aos Estados Unidos, com escala em Portugal.

As lojas portuguesas que se vão associar a este dia de celebração do vinyl são a WahWah (Aveiro), a Louie Louie (Aveiro, Lisboa e Porto), a Carbono (Lisboa), a Trem Azul (Lisboa), a Flur (Lisboa) e a CDGo (OnLine).

Site oficial do “Record Store Day”

Esta entrada foi publicada em Música com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s