| JOY DIVISION |Peter Hook apresenta “Closer” ao vivo

Peter Hook (dta.) e Rowetta vão recriar "Closer"

Depois do sucesso que tem revelado o espectáculo à volta de “Unknown Pleasures”, o primeiro álbum do quarteto de Manchester, o baixista do grupo anuncia agora que o segundo disco de originais, o qual o vocalista Ian Curtis nunca chegou sequer a ter nas mãos, vai também ter honras de recriação em palco este ano. A estreia está marcada para o já mítico dia 18 de Maio, no palco da discoteca Factory, na cidade natal da banda.

“From Safety To Where?”/ “Atrocity Exhibition”/ “Isolation”
Peter Hook & the Light
(“Closer” ao vivo a 18 de maio de 2011, na FAC251, Manchester)

Os “Joy Division” estão de volta, isto é, a música da banda de Ian Curtis vai voltar à vida. E, mais uma vez, com Peter Hook aos comandos. Depois do sucesso que se revelou a digressão liderada pelo baixista original do grupo com o álbum de estreia do quarteto, Unknown Pleasures” – deu, inclusivé, dois concertos em Portugal -, agora vai ser o segundo registo, “Closer”, a subir ao palco no dia 18 de Maio deste ano, data em que se cumprem 31 anos sobre a morte de Ian Curtis. A notícia foi revelada pelo próprio Peter Hook à imprensa britânica.

“Espero sempre algum criticismo. Mas quando as críticas são injustificadas, eu passo muito bem por cima delas. Muitas pessoas estão mal informadas e é muito injusto. Nestas coisas, temos de seguir o coração”, diz Hook, em entrevista ao jornal Manchester Evening News, num artigo publicado esta segunda-feira.

A 18 de Maio de 2010 foi assim na Factory

Ao lado de Hook, em palco, vão estar de novo a banda The Light e a antiga vocalista dos Happy Mondays. Rowetta, por sinal, para além de ter sido uma das poucas a aceder a dar voz às letras de Ian Curtis, vai ser também recompensada com um EP que ela mesma pediu a Peter Hook para gravar com quatro dos temas que cantou na homenagem do ano passado sobre os 30 anos da morte de Ian Curtis. Um concerto dado igualmente a 18 de Maio de 2010 no palco da Factory.

“Por causa de tudo aquilo que se disse na Internet, os homens todos fugiram das músicas dos Joy Division. Só a Rowetta teve coragem para se manter. Os fãs gostam que eu cante, mas o que eu quero é tocar baixo. E eu prefiro o baixo a cantar porque sinto menos pressão. E ter a Rowetta, que é uma vocalista de enorme qualidade, permite-me estar mais tranquilo e as vocalizações soam muito bem”, defende Peter Hook, que acedeu a gravar o EP “1102/2011”, com Rowetta a dar voz a quatro músicas dos Joy Division, incluindo uma nunca antes sequer editada. O disco é editado a 2 de Maio deste ano.

“São músicas fantásticas e foram fáceis de cantar para mim porque as sinto”, confessa Rowetta, sentada ao lado de Peter Hook, na mesma entrevista. Para a vocalista, “só a ideia de o fazer era difícil” e, além disso, “há pessoas que são negativas em relação à experiência”. Mas “a receptividade geral tem sido muito boa”, concretiza.

Sobre o que pensam os outros sobreviventes dos Joy Division, Bernard Sumner e Stephen Morris, o baixista não se mostrou preocupado. “Não tenho tido ligação com eles desde há algum tempo. Sei que os Bad Lieutenant [projecto, entretanto, criado por Sumner e Morris] também tocam músicas dos Joy Division ao vivo por isso acho que estamos a fazer um pouco o mesmo alinhamento”, minimiza Hook. E, no ar, deixa uma opinião curiosa: “No Mundo ideal, deveria ser eu, o Bernard e o Stephen. Mas este não um Mundo ideal.”

Excerto em vídeo da entrevista ao Manchester Evening News

Artigos relacionados:
Peter Hook revê “Ian Curtis” no feminino
Música nova de Joy Division revelada
Novo EP adiado por questões legais
EP de estreia editado
Peter Hook leva “Still ” a palco

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Música com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s