| IRON MAIDEN | Eddie is coming for you!

“One, two, Eddie is coming for you. Three and four, better lock your door…” Esta adaptação da célebre cantoria original do filme “Nightmare on Elm Street” e baseada numa música tradicional inglesa serve para lançar a notícia de que os Iron Maiden estão uma vez mais de volta a Portugal. A banda formada pelo baixista Steve Harris em 1975 vai actuar em Julho ao Algarve. A história do monstro Eddie vai ter um novo capítulo: a concentração motard de Faro

———-
|| CONFIRMAÇÃO OFICIAL
———-
|| Os concertos dos Iron Maiden em Portugal
———-

A notícia ainda não foi confirmada oficialmente. Mas oficialmente já foi lançada a t-shirt oficial da nova digressão dos Iron Maiden. E no art-work da camisola, um pouco abaixo do meio da lista de datas dos vários concertos, lá está, a referência ao concerto a realizar em Faro, no Algarve, a 14 de Julho. Se os rumores já se tornavam, de facto, antigos e quase a passar do prazo de validade, este novo dado vem confirmar que afinal tudo era verdade. Na 30.ª edição do evento, a organização da concentração motard de Faro vai investir como nunca investiu antes. E também não é de estranhar que tenha havido um certo jogo de charme junto do mentor do grupo, Steve Harris, proprietário do já mítico “Eddie’s Bar”, em Santa Bárbara de Nexe, freguesia da capital algarvia. Este é um local de peregrinação obrigatória para os fãs dos Maiden e este ano vai ter pela primeira vez, às suas portas, um concerto da banda que lhe dá a fama.

A camisola da "revelação"

Os britânicos andam a promover o 15.º álbum, “The Final Frontier”, e acabam de ganhar o primeiro Grammy da carreira pela Melhor Performance de Metal com o a música “El Dorado”, primeiro single do último álbum. As notícias paralelas à banda dão conta da prisão do ex-vocalista Paul Di’Anno, 52 anos, por fuga ao fisco, e também da revelação do guitarrista Janick Gers, de 54, de ter de se manter sóbrio antes dos concertos aguentar a pedalada.

Os Maiden, como já é hábito, fazem-se transportar de país para país, por estes dias, a bordo do “ED Force One”, o Boeing 757 privado do grupo, que é pilotado pelo vocalista, Bruce Dickinson, aliás, Captain Bruce. Tudo indica que o “Ed Force One” deverá aterrar mesmo no Aeroporto de Faro com um ou dois dias de antecedência do concerto porque o último espectáculo anunciado na t-shirt oficial realiza-se quatro dias antes na Rússia. 48 horas depois do concerto algarvio, os Maiden prevém actuar em Madrid, Espanha, integrando o alinhamento do festival Sonisphere, que em Agosto passado o jornal Blitz avançou como tendo uma edição em Portugal no próximo Verão.

"Eddie is coming for you"

O alinhamento
A setlist dos concertos desta digressão dos Iron Maiden tem por base as músicas novas que compõem “The Final Frontier”, mas há espaço também para os sucessos mais antigos do grupo. A prová-lo está o alinhamento do concerto que os britânicos deram no passado dia 11 de Fevereiro, no Estádio Olímpico de Moscovo, Rússia:

1. Satellite 15… The Final Frontier
2. El Dorado
3. 2 Minutes to Midnight
4. Coming Home
5. Dance of Death
6. The Trooper
7. The Wicker Man
8. Blood Brothers
9. When the Wild Wind Blows
10. The Evil That Men Do
11. The Talisman
12. Fear of the Dark
13. Iron Maiden (altura em que surge o robot de Eddie em palco)

Encore:
14. The Number of the Beast
15. Hallowed Be Thy Name
16. Running Free

Bruce voltou aos Maiden em 1999 e agora é o piloto do Ed Force One

A minha experiência
Tenho no currículo a presença num único concerto dos Iron Maiden. Foi em 2000, em trabalho e tive a honra de poder entrevistar Steve Harris para o órgão de comunicação em que trabalhava na altura. Uma simpatia de pessoa. Bom conversador. Triste, revelou ele na altura, por não poder dar mais atenção ao Eddie’s Bar, no Algarve, mas nada arrependido de ter apostado nesse investimento numa região de que gosta bastante. Do concerto, guardo as melhores memórias. Eles andavam na altura a promover “Brave New World”, 12.º disco da carreira e aquele que marcava o regresso à banda de Bruce Dickinson, o carismático vocalista do grupo, depois da experiência não muito feliz dos Maiden com Blaze Bayley, que durou de 1994 a 1999. E Dickinson voltou em grande forma, também ele depois de uma experiência a solo não muito satisfatória. O concerto fechou essa edição do festival de Vilar de Mouros, foi explosivo, teve o Eddie em palco e fechou com “Sanctuary”, segundo single da história do grupo e parte do álbum de estreia homónimo.

O baterista Nicko McBrain, no habitual diário que escrevia após os concertos, relatou assim a passagem por Vilar de Mouros:

Tivémos um espectáculo fantástico em Vilar de Mouros, Portugal, ontem à noite. Tínhamos de andar cerca de uma hora de carro até ao local do concerto, por isso deixámos o hotel por volta das oito e meia da noite. Eram, por sinal, ainda sete e meia na hora local por isso ganhámos uma hora face ao nosso plano no caminho para o concerto. Mas depois também a perdemos no regresso. Mas foi fantástico. Estavam lá ontem à noite cerca de 24 mil fanáticos. A vibração do festival foi fantástica.

325 anos
É este o somatório das idades dos actuais seis membros dos Iron Maiden. Steve Harris, o líder do grupo, conta 54 e vai soprar a 55.ª vela a 12 de Março; o guitarrista Dave Murray chega aos 55 apenas a 23 de Dezembro; o também guitarrista Adrian Smith é o próximo a festejar, faz 54 a 27 de Fevereiro; Bruce Dickinson é o mais novo da pandilha, faz 53 a 7 de Agosto; Nicko McBrain é o mais velho, celebra 59 a 5 de Junho; e o guitarrista Janick Gers acabou de fazer 54 (27 de Janeiro). Por estes dados, conclui-se que por alturas da 30.ª edição da concentração motard de Faro os Maiden contabilizem 328 anos de idade entre os membros, 36 anos de carreira, 15 discos de originais, onze álbuns gravados ao vivo e quatro EP’s. E agora também um Grammy. Não é para todos!

Esta entrada foi publicada em Música com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s