RadioHead de regresso às “emissões”

Hoje é editado o muito aguardado novo álbum de PJ Harvey. Mas hoje, igualmente, a banda de um bom amigo de Polly Jean anunciou o ainda mais aguardado regresso aos discos. “The King of Limbs” tem edição física, repleta de extras, marcada para 9 de Maio, mas pode ser “comprado” em versão “mp3” já a partir de sábado…

Capa do novo disco dos RadioHead

Os RadioHead estão de volta. “The King of Limbs” é o oitavo álbum da carreira de Thom Yorke, Jonny Greenwood, Ed O’Brien, Colin Greenwood e Phil Selway, que, juntos, formam uma das mais marcantes bandas dos anos 90 e não só. Rendidos às novas tecnologias, os britânicos anunciaram a edição física do novo disco para 9 de Maio, integrando uma generosa variedade de extras e curiosamente denominado “(talvez) o primeiro álbum jornal do Mundo”.

Depois de o antecessor ter sido editado pela internet, vendido pelo que os fãs aceitassem pagar mesmo que fosse “zero”, este novo disco também vai ter honras especiais na rede global. É que no anúncio publicado no site oficial nesta manhã de namorados, os RadioHead revelaram também que os mais apressados poderão adquirir já a partir de sábado (19 de Fevereiro) a cópia digital do disco, seja em formato MP3 (custa sete euros para encomendas de Portugal) seja em WAV (€11). As encomendas podem ser feitas na própria página do grupo e as pré-reservas estão já a ser aceites.

Para Maio fica guardado a edição do “jornal”. O pacote inclui dois discos de vinil de 10 polegadas (dois LP’s) com capa a condizer, um CD, várias imagens de “artwork” de grandes dimensões, 625 imagens pequenas de “artwork” e uma caixa colorida de plástico para guardar as imagens. Além disto, um dos proprietários da edição digital do disco adquirida no site da banda irá ainda ter a sorte de ganhar um vinil de 12 polegadas (single) com duas músicas e autografado pela banda. O custo desta aquisição via site oficial da banda é de 36 euros se a edição digital pretendida for a de MP3 ou 39 euros se se preferir WAV. As despesas dos portes estão incluídos no preço. A pré-reserva do pacote físico já pode ser feita e dá direito a descarregar já a partir de sábado a edição digital do álbum no formato desejado. O grosso da encomenda será enviado apenas a 9 de Maio, data de edição oficial do disco.

Cabeças de Rádio estão de volta

Alinhamento por conhecer
Do disco, propriamente dito, e das músicas que vai integrar é que ainda nada foi revelado pelos “cabeças de rádio”. No site, a banda apenas tem vindo a revelar algumas das músicas que tem sido ouvidas no estúdio onde gravaram este oitavo álbum. A última lista foi publicada a 11 de Fevereiro (sexta-feira passada), foi assinada por Thom Yorke e é a seguinte:
1.Fog (Jamie xx Remix) Nosaj Thing Drift (Remixed)
2.Tripped Up Ramadanman Re-Edit Shortstuff Mickey Pearce
3. Sun Days Macc & dgoHn
4. Keep Time Shed
5. Chromatic Fantasia and Fugue in D Minor, BWV 903: Fantasia Christophe Rousset Bach: Harpsichord Works
6. SP Morgan Zarate
7. Chazm Julio Bashmore
8. Seamonkey (Untold Remix) Moderat
9. Stereo Freeze Untold
10. 7c 1020 Macc & dgoHn

Digressão por anunciar
Até ver, os RadioHead não tem concertos marcados para 2011. As últimas notícias mais significativas da banda davam conta da nova aventura a solo de um dos elementos do grupo. O guitarrista Johnnny Greenwood voltou às bandas sonoras (“musicou”, por exemplo, o filme “Haverá sangue”/ “There will be blood”) e em Março edita a música que fez para o filme japonês “Norwegian Wood”. Thom Yorke, por seu lado, andou uma boa parte do ano passado em digressão pessoal, assim como Phill Selway, o baterista, que passou inclusivamente por Portugal há pouco menos de um ano (o concerto da Casa da Música de Selway pode ser descarregado neste link). Sobre os RadioHead, os rumores dão conta de uma eventual presença no festival britânico de GlastonBury e, em Portugal, fala-se com alguma insistência na possibilidade de virem a actuar no Alive. Deixemo-nos de rumores, aguardam-se notícias!

Para recordar a última digressão dos RadioHead, nada como ler este post.

Ou então, ver este video de um concerto no Japão, em 2008:

RADIOHEAD
Estreados num palco em 1987, começaram por usar o nome “On a Friday” e gravaram a primeiro demo em 1991. Assinaram pela EMI e tiveram de mudar de nome, adoptando RadioHead por influência da música com o mesmo nome assinada pelos Talkings Heads no respectivo álbum “True Stories”. Em Maio de 1992 lançaram o EP “Drill” e quatro meses depois outro denominado “Creep”, que se viria a tornar no primeiro hit do grupo. Por esta altura, os RadioHead andavam em digressão como banda de suporte e foi dessa forma que se estrearam em Portugal, no Pavilhão do Restelo, abrindo para os também britânicos James numa sala à pinha, que não ficou indiferente aos “cabeças de rádio” e à dança esquizofrénica de Yorke.

Seguiu-se o primeiro disco, “Pablo Honey”(1993), e depois mais seis (“The Bends”, 1995; “Ok Computer”, 1997; “Kid-A”, 2000; “Amnesiac”, 2001; “Hail to the Thief”, 2003; e “In Rainbows”, 2007). Agora chega o oitavo, “The King of Limbs” (Maio, 2011).
Pelo meio, realce para a digressão do aclamado e multi-platinado “OK Computer”, que arrancou em Portugal com três noites consecutivas de concertos esgotados no Paradise Garage, em Lisboa. Uma decisão da banda devido à calorosa recepção que haviam tido quatro anos antes no Restelo. E agora todos esperamos que eles decidam voltar…

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Música com as etiquetas , . ligação permanente.

2 respostas a RadioHead de regresso às “emissões”

  1. João diz:

    O Show aqui no Brasil em São Paulo (pelo qual eu fui) foi lendário também. Impecavéis ao vivo, a banda é uma das mais poderosas experiências sonoras da minha geração.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s