Gang of Four antecipam regresso e de borla

Históricos do apelidado Post-Punk estão de volta aos discos. E na antecipação ao muito aguardado novo álbum, o sétimo da carreira, a banda formada em Leeds há 33 anos decidiu premiar os fãs e disponibilizaram gratuitamente na internet um EP de três músicas para promover “Content”, o disco previsto chegar às lojas a 24 de Janeiro.

Jon King, dos Gang of Four, no Paredes de Coura de 2006 via ecran gigante

Os Gang of Four estão a escassos dois meses de interromper 15 anos de inactividade editorial e preparam-se para lançar “Content”, o sétimo álbum de estúdio. Um disco para o qual trabalham há três anos, que é concretizado com a preciosa ajuda financeira dos fãs e também de algumas iniciativas do género de vendas de rifas. Isto é, os dois membros originais resistentes no grupo, o vocalista Jon King e o guitarrista Andy Gill, decidiram pedir ajuda aos fãs, venderam ingressos para visitas ao estúdio e chegaram a leiloar amostras do próprio sangue. Resultou! “Content” está gravado e praticamente pronto para ser editado a 24 de Janeiro. O passo seguinte é promover o disco e a primeira iniciativa aí está com a oferta de um EP que contém uma nova versão de “Glass”, original do primeiro disco do grupo, “Entertainment”, de 1979. Além deste tema, o EP contém ainda “Sleeper”, uma música nova, e uma remistura para “I party all time.”

O grupo, que voltou aos palcos em meados da última década para assinalar os 30 anos de carreira, passou por Portugal em 2006, surpreendendo no festival de Paredes de Coura com um concerto onde o vocalista, Jon King, a certa altura destruiu um micro-ondas com um taco de basebol, contribuindo com esses sons para a percussão da música da banda no espectáculo. Eles vão voltar aos palcos em 2011. Para já, apenas com datas confirmadas nos Estados Unidos e Canadá. Mas não se sabe se vão continuar a dar cabo da indústria dos micro-ondas.

Os Gang of Four são uma banda conhecida pelo som característico que fazem assente num baixo potente, inicialmente manipulado por Dave Allen, substituído em 2006 por Thomas McNeice. “Damaged Goods” é, porventura, o grande sucesso do grupo e ainda hoje faz as delícias de qualquer pista dedicada ao rock. As músicas agora disponibilizadas não envergonham a banda, bem pelo contrário. E acentuam a expectativa em torno do álbum que aí vem. Para conferir no site oficial esta prenda antecipada.

Gang of Four apresentam o novo disco

Video de “Damage Goods”, gravado ao vivo em 1980:

Esta entrada foi publicada em Música com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s