Guadalupe Plata trazem cerimónia demoníaca a Portugal

Pedro de Dios, guitarrista e vocalista da banda que fecha o Barreiro Rocks 2010, explica ao FrankMarquesBlog o que se pode esperar da actuação de sábado. Assume ter vertigens e por isso congratula-se de vir a Portugal tocar bem perto do público. Os demónios espanhóis de Jaén prometem assombrar os Ferroviários

Os Guadalupe Plata prometem cerimónia diabólica...


Os Guadalupe Plata são a única banda espanhola no cartaz deste ano do Barreiro Rocks. A única… mas com um estatuto especial. Em estreia em Portugal, é deles a honra de fechar a histórica décima edição do festival. E prometem “cerca de uma hora de cerimónia” após King Khan & the Shrines fecharem o palco principal.

Em entrevista exclusiva, via e-mail, Pedro de Dios, 31 anos, guitarrista e vocalista do colectivo de Jaén, Andaluzia, que este ano já actuou no Festival South By Southwest (Austin, Estados Unidos), revela ao FrankMarquesBlog o espectáculo demoníaco que vão apresentar sábado, já madrugada de domingo,no Pavilhão dos Ferroviários. “Nem mais nem menos de que uma sessão pantanosa, cheia de blues de cemitério e altas doses de hipnose”, avisa, contente com o estatuto de última banda a actuar e, acima de tudo, com as horas (2h30) a que está previsto tocarem porque, “a essa altura, o ambiente já estará bem quente”. “Isso costuma ser propício para que o blues e todos os seus demónios actuem de forma milagrosa sobre o corpo humano”, diz.

À saúde do Barreiro Rocks!
Pedro desconhecia antes do nosso contacto que o festival barreirense celebra dez anos. E ficou ainda mais entusiasmado por participar na festa. “Agrada-nos que um festival deste tipo esteja a afirmar-se. ‘Salud’!”, brinda o vocalista dos Guadalupe Plata à resistência do Barreiro Rocks, um festival que dá que falar em Espanha. Mais, talvez, do que em Portugal.

“Ouvimos falar dele pelo Gerardo e o Antonio, dos Los Chicos. Eles disseram-nos que no Barreiro há muito ‘pantano’, muito rock ‘n’ roll e muita cerveja”, conta-nos, acrescentando saber que “há espanhóis que costumam deslocar-se ao festival”. “Eles gostam de ir e nós também temos muito gosto de o podermos ir comprovar com os nossos próprios ossos”, remata.

Pedro só tem pena de não poder chegar ao Barreiro um dia mais cedo. “Os Strange Boys e o King Khan são os nomes que conheço do cartaz. Gostava muito de os poder ver porque ambos praticam estilos diabólicos que são muito do nosso agrado. Mas temos um concerto em Sevilha no dia anterior a actuarmos no Barreiro. Queríamos estar logo aí, mas só vamos estar em alma. Chegaremos, contudo, o mais cedo possível”, garantiu o guitarrista.

O final do Barreiro Rocks pode ser... "violento"

Os Guadalupe Plata são um trio formado por Pedro de Dios (“guitarra satânica” e voz), Carlos Jimena (“bateria hipnótica”) e Paco Luis von Martos (“barreño” — guitarra rústica de som grave feita com um alguidar na base — e baixo). O grupo juntou-se “há três anos debaixo de um ‘chaparral’ num cruzamento de caminhos”. “Até agora, temos um ‘dez polegadas’ e um LP pronto a sair. O que fazemos é um blues oxidado, podre, cheio de ‘cemitério’, de trabalho duro, a cavar e enterrar. E o que podem esperar de nós é uma auténtica cerimónia de blues pantanoso e possuído pelo demónio. Amén!”. Assim seja, senhor, amén!

Jesus já chora…

Mais informação da banda:
Myspace
Facebook
Press Kit online

EP homónimo gratuito

Outros artigos sobre o Barreiro Rocks:
Duas noites, duas longas festas
Cinco Países em dois dias
Festival em “tour” de norte a sul
Thee Vicars: “Não vai ser fácil tirarem-nos do palco”
Entrevista: Carlos Ramos, Nick Nicotine e Picos num três em um
Dez anos a dar música a Portugal
Los Chicos: “Encanta-nos o contacto com as pessoas”

VoxPop
Testemunhas de… Barreiro Rocks

Fotogaleria
Cinco anos de Associação Hey Pachuco

Apresentação em vídeo
Cartaz garante festa

.

Esta entrada foi publicada em Barreiro, Entrevistas exclusivas, Música com as etiquetas , , . ligação permanente.

Uma resposta a Guadalupe Plata trazem cerimónia demoníaca a Portugal

  1. Gerardo diz:

    Os van a encantar!!
    Son uno de los mejores grupos de España.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s