Los Chicos: “Para ti, para ti, para ti e para o pénéleiro”

Espanhóis voltam a brilhar em mais um espectáculo no Barreiro, numa casa a que já estão habituados. O Alburrica Bar recebeu a penúltima festa de apresentação do Barreiro Rocks 2010, a primeira com bandas estrangeiras, e a loucura foi geral. Casa cheia, cerveja a rodos, Act Ups e Fabuloso Combo Espectro a ajudar à festa. E no fim ficaram pegadas no tecto…

Foto: Francisco Marques

Porto, Setúbal e Lisboa já tinham ficado para trás. Faltavam duas festas para concluir a apresentação de norte a sul do Barreiro Rocks 2010. O fim de semana de 29 (sexta-feira) e 30 de Outubro foi o escolhido. Faltavam duas semanas para o festival. Dois dias para se instalar a derradeira loucura, a derradeira mostra do que realmente se passa anualmente durante duas noites no pavilhão dos Ferroviários, junto ao Terminal de transportes do Barreiro. E, na primeira destas derradeiras duas, a festa foi mesmo à grande no Alburrica Bar. Especialmente com os espanhóis Los Chicos, que fecharam após estrondosas actuações dos “hermanos” Fabuloso Combo Espectro e dos “irmãos” The Act Ups.

O concerto dos Los Chicos, a banda estrangeira que mais vezes actuou nos palcos do Barreiro Rocks, começou perto da 01h00 da manhã, já início de madrugada de sábado. No ar respirava-se satisfação pelas actuações anteriores. Mas a expectativa era alta para o regresso dos espanhóis a um espaço que bem conhecem de outras noitadas, de outros concertos, de outras bebedeiras. E não desiludiram. Com um novo disco (“We sound amazing, but we look like shit”, Dirty Water Records) e uma compilação (“10 year’s of shakin’ fat and launchin’ shit”, Off the Hip Records) na bagagem, Rafa, Gerardo, Antonio, Manu e o baterista louco Piña despejaram umas boas doses de rock ‘n’ roll que deixaram a plateia hipnotizada, conseguindo que todos os presentes, a certa altura, se baixassem até ao solo – houve mesmo quem se sentasse no chão – para depois explodirem em novo frenesim. Viu-se “crowdsurfing” no Alburrica e, como o espaço é… intimista, resultaram daí as curiosas pegadas que mais uma vez o tecto do bar registou.

A ligação dos Chicos ao Barreiro vem de 2005. E saiu reforçada pela empatia sentida com os portugueses Act Ups, banda intimamente ligada à Hey Pchuco Records e, por conseguinte, ao Festival Barreiro Rocks. Tratam-se por “irmãos”, mas não só. Por mais do que uma vez, na última sexta-feira, o vocalista dos Chicos dedicou temas aos elementos dos Act Ups. Apontando para os “manos” presentes, Rafa dizia em português de Badajoz: “Esta é para ti, para ti, para ti e para o pénéleiro”. Sobre este último, o FrankMarquesBlog mantém o suspense da identidade. E agradece o bom momento testemunhado: “Muchas ‘Garcias’ Chicos”.

Logo após o concerto, a banda e a organização do Barreiro Rocks arrumaram as tralhas. Na noite seguinte havia mais em Rio Maior. E rezam as crónicas, voltou a ser a loucura. E este fim de semana vai ouvir-se mais rock. É a agora apelidada de “Grande e Genial Festa de Abertura do Festival Barreiro Rocks”. Realiza-se no sábado, no espaço da Galeria muncipal do Barreiro, com concertos de POW! (21h), Tracy Lee Summer (21h30), Mike Styles (22h), Chickenálise (22h30), Nick Nicotine (23h) e Fast Eddie Nelson (23h30). À meia noite, hora a que estão obrigados a terminar os concertos, dá-se a estreia do filme “Il Squartatore del Morti-Vivendi”, de Pedro Soares. A entrada custa 2 euros, as portas abrem pelas 20h45.

Fotogaleria:

Mais informação:
Barreiro Rocks 2010

Esta entrada foi publicada em Barreiro, Concertos: Reportagem, Música com as etiquetas , , . ligação permanente.

5 respostas a Los Chicos: “Para ti, para ti, para ti e para o pénéleiro”

  1. ana diz:

    … para não variar esta MUITO bom
    Não é de esperar outra atitude de um GRANDE jornalista
    Um trabalho para ler, ver, ouvir,
    partilhar e um dia mais tarde recordar …
    (este recordar é pessoal, para um destes dias mostar à gaiata)

    Um trabalho que depois de visto se fica com um sorriso no rosto.

  2. Don Rolando Escadabaixo aka joe_disco diz:

    Mais um excelente artigo. Keep up the excellent work!

  3. Rui Branco diz:

    Miudo andavas a perder-te a escrever sobre desporto

    Abraço

    • Cada vez mais me convenço disso. Mas infelizmente este sector da música parece ainda mais fechado do que o do desporto. Vamos ver como corre. Está a saber-me bem escrevinhar este tipo de coisas agora.

      Abracinho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s