O maior espectáculo do Mundo: U2

Segundo concerto de U2 em Coimbra, 3 de Outubro de 2010

Juntos perfazem quase 200 anos. Daqui a pouco menos de um mês, quando o baterista Larry Mullen Jr. chegar aos 49, terão 198. Mas em palco continuam jovens, sedutores, mobilizadores. Os U2 passaram de novo por Portugal, mas pela primeira vez com dois espectáculos em dias consecutivos. Ambos em Coimbra e esgotados. Ambos grandiosos, quase perfeitos, mágicos. Especialmente o segundo, com uma música em estreia e a chuva a abençoa-lo no final.

O dia de domingo foi passado em Portugal sob chuva, forte chuva. E vento. O pior temia-se para quem tinha bilhete para o segundo concerto dos irlandeses na cidade dos estudantes. Não passou do receio. Pelas 20 horas, a chuva deu tréguas. Voltaria a fazer-se sentir no final do espectáculo, quase quatro horas depois. Mais macia e aparentemente a pedido dos próprios U2, que se despediram do palco pelas 23h55 sob a voz de Fred Astaire e do mítico “I’m singing in the rain”, a que Bono tinha dado o mote já em passo de despedida, ainda na boca do palco sob a garra de tecnologia “showbiz” que marca a actual digressão do quarteto irlandês, a 360ºTour.

Ao todo, foram pouco mais de duas horas de concerto e 24 músicas o que os U2 ofereceram a quem resistiu aos fortes ameaços da chuva e marcou presença no Municipal de Coimbra para o segundo dos dois concertos. Tudo começou ao som do já tradicional “Space Oddity”, de David Bowie, com o relógio a marcar 21h46 e as luzes do estádio completamente acesas. O espaço para o público era confortável, permitia dançar e todas as pessoas tiveram acesso ao que se passou em palco através do enorme ecrã gigante e circular, montado sobre a banda.

O alinhamento foi ligeiramente diferente do primeiro dia, incluiu algumas versões alheias, três delas com referências à chuva, como a de Fred Astaire. Foi uma “setlist” de grandes êxitos da carreira do grupo, que o público agradeceu cantando en sintonia com Bono. E por vezes até fazendo as vezes do vocalista dos U2, que não estava num dia particularmente feliz em termos de voz como se viu logo ao terceiro tema, “New Years Day”, quando se viu obrigado a parar e molhar a garganta perante o olhar preocupado do guitarrista The Edge.

Bono recuperou, soltou-se, animou-se e até brincou. Aproveitou bem a ajuda do generoso público de Coimbra e partiu rumo a um grande espectáculo, por certo o maior concerto do planeta, quem sabe o melhor espectáculo do Mundo. Pelo menos no género. Um dos pontos mais altos, entre muitos que estiveram bem alto, aconteceu pelas 23h05 com “Sunday bloody Sunday”, tema mítico que abre o álbum “War”, de 1983. O refrão fez-se ouvir alto e bom som, por toda a região centro do país.

“Elevation”, de 2000, “Pride (in the name of love)”, de 1984, “Where the streets have no name”, de 1987, e, claro, “With or without you”, também de “Joshua’s Tree”, de 1987, proporcionaram outros grandes momentos de êxtase colectivo. Tudo reforçado pela grandiosidade cénica do palco e dos efeitos de luz, que se reflectiam nas nuvens sob Coimbra, que, então, seguravam as lágrimas que haviam derramado durante grande parte do dia.

O derradeiro concerto da 360ºTour em Coimbra reservou ainda uma prenda para as cerca de 42 mil pessoas presentes: a estreia ao vivo do tema “Boy falls from the sky”, que os U2 escreveram para o musical da Broadway “Spiderman: Turn off the dark”, mas que nunca haviam tocado ao vivo. De fora, embora figurasse na “setlist” impressa pela banda para o segundo concerto de Coimbra, ficou o tema “Bad”, do álbum “Unforgettable Fire”, de 1984, revelou o site U2gigs, que acompanha de forma exaustiva todas as digressões do quarteto irlandês.

Video de “Boy falls from the sky”
(a música estreada ao vivo pelos U2 em coimbra)

Ler mais:

Pag.2 – Balanço e setlist do segundo concerto em Coimbra
Pag.3 – Setlist do primeiro concerto em Coimbra
Pag.4 – Músicas próprias tocadas ao longo da digressão até Coimbra
Pag.5 – Covers tocadas na digressão até Coimbra
Pag.6 – Interpol na primeira parte

Esta entrada foi publicada em Concertos: Reportagem, Música com as etiquetas , , , . ligação permanente.

6 respostas a O maior espectáculo do Mundo: U2

  1. Sophia Bia diz:

    gosto pois…gostei muito do concerto, da companhia…gosto

  2. Rui Branco diz:

    Registo que ao fim de alguns anos concordas comigo e talvez um pouco tarde , mas ainda a tempo , notás-te que os U2 dão os maiores espectáculos do mundo , porque são a melhor banda do mundo.
    Um abraço de quem foi ao 1º concerto em Coimbra e ao 4º dos U2

    • Dão, sem dúvida, o maior espectáculo do mundo. Só posso falar deste, foi o único que vi. Nunca disse que não eram uma grande grupo, mas questiono esse título de “melhor banda do Mundo”. são certamente uma das grandes instituições rock do planeta. Agora, o espectáculo é de facto o maior, com a maior parafernálias tecnológica que alguma vez vi num concerto. Mas isso é diferente de ser o melhor concerto que vi. Esses ainda continuam a ser:
      1.º Metallica, em Alvalade
      2.º Portishead, no Sudoeste
      3.º Morphine, no Super Rock

      Um abraço amiguinho e continua a comentar

  3. ana diz:

    … gostei do que li, vi e ouvi.

  4. Rui Branco diz:

    Nos melhores concertos que já viste , julgo que te esqueces-te dos grandes concertos dos Sexofome no inicio dos anos 90 , Ainda eras um jovem e assinavas por QVB. Lembras-te?

    • Claro que me lembro. O meu grande lamento desses tempos é não ter ficado registada nenhuma música desse extraordinário colectivo “quinta-lobense”. E olha que de vez em quando ainda me vem à memória o fantástico refrão do maior hit dos SexoFome. Foi pena o vocalista ter-se perdido nas opções de vida que tomou😉
      Mas esses eram concertos mais recatados, não eram de massas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s