Paulinho e o amigo Armstrong

Sérgio Paulinho enverga o jersey com número 27 do Tour 2010. Mas ontem (quarta-feira, 14 de Julho) foi o número 1. Foi o primeiro a cortar a meta na décima etapa da Volta a França em bicicleta. O ciclista português, que celebrou 30 anos em Março passado, fez história ao vencer uma etapa da mais emblemática prova de ciclismo do Mundo. A prova que até motivou o norte-americano Lance Armstrong a suspender a reforma e a regressar para uma nova tentativa de a vencer e acabar com o fantasma do doping que o tem perseguido desde que disse o primeiro adeus aos pedais.

Paulinho e Armstrong são colegas de equipa, na RadioShack, e o norte-americano tem sido um verdadeiro amigo do português, felicitando-o publicamente através da internet sempre que ele se destaca. E ontem fê-lo novamente. Armstrong publicou na sua conta pessoal do Twitter uma foto de Paulinho a abrir e servir taças de champanhe aos colegas após a vitória na meta montada na cidade de Gap, junto aos alpes. “Yes!!! Congratulations to @sergiompaulinho!!! Great result for @TeamRadioShack!!” (tr.: Sim!! Parabéns ao Sérgio Paulinho!!! Grande resultado para a equia RadioShack), foi o post colocado por Armstrong logo após a etapa e cerca de três depois acrescentou a tal foto.

Sérgio Paulinho serve champanhe aos colegas de equipa após vencer a 10.ª etapa do Tour’2010

Sérgio Paulinho era um ciclista feliz e satisfeito no final da etapa. “Arranquei quando a corrida vinha lançada e os ataques se sucediam. Sentia-me bem e tentei a minha sorte porque quanto menos [adversários] estivessem no final melhor. Sabia que era mais forte que o Kiriyenka e esperei pelo último momento para sprintar”, contou o português, após pedalar mais rápido que a concorrência os 179 quilómetros da jornada que ligou as cidades de Chambéry e Gap.

Paulinho, porém, reconhece que o Tour 2010 não está a ser o melhor para a RadioShack. “A equipa viveu uma semana de muito azar. Fomos azarados nas duas etapas mais importantes e, finalmente, aconteceu algo que todos queríamos, uma vitória”, salientou o português, depois de lamentar as quedas e consequente atraso do chefe de fila Armstrong, que ocupa, à partida para a 11.ª etapa (de Sisteron atéBourg-lès-Valence, numa distância de 184,5 km), a 31.ª posição da geral, a 17min22seg do camisola amarela, o holandês Andy Schleck, da Saxo Bank. Paulinho, por sua vez, é o 54.º da geral, a 41min51seg do primeiro.

O “pedalista” português

SÉRGIO Miguel Moreira PAULINHO nasceu a 26 de Março de 1980, em Oeiras. Filho de um antigo ciclista, Jacinto Paulinho, começou a dar que falar sobre os pedais em 2002 quando ganhou uma medalha de prata no contra-relógio do Mundial de sub-23. Um ano depois tornou-se profissional pela equipa portuguesa LA Pecol. Mas 2004 foi realmente o ano do salto. Sexto classificado na Volta a Portugal, nos Jogos Olímpicos de Atenas conseguiu a medalha de prata, o que lhe valeu a transferência para os espanhóis da Liberty Seguros Würth.

Um caso de doping, de que foi alheio, que o impediu de participar no Tour 2006, levou-o a mudar-se nesse mesmo ano para a equipa norte-americana Discovery Channel, onde teve como colega o compatriota José Azevedo. Foi já com as novas cores que conseguiu a primeira vitória numa etapa de uma grande prova internacional. Foi na 10.ª etapa da Volta a Espanha.

Em 2008, foi campeão nacional de contra-relógio e depois mudou-se para a RadioShack, equipa pensada para o regresso de Lance Armstrong à competição. O ponto alto deste novo capítulo da carreira aconteceu ontem. Mas pode não ter sido o fim da ascensão na carreira. Armstrong leva 38 anos, ainda pedala, ainda luta por vitória e a derradeira conquista do Tour conseguiu-a aos 33 anos, em 2005. A idade não perdoa, mas pode demorar a cobrar.

Esta entrada foi publicada em Desporto, Mundo, Pessoas, Portugal com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s