Ele gostava do Cristiano Ronaldo e hoje é o Novo Picasso

É ainda uma criança. Tem pouco mais de dez anos. Nasceu no mesmo dia, mas dois anos antes, do trágico atentado ao World Trade Center, nos Estados Unidos. É natural do Kuweit. Tem ascendência árabe. Vive no Reino Unido. É famoso. Tornou-se famoso. E tudo porque um dia, já lá vão quatro anos, o pai viu como ele tentava desenhar uma imagem de Cristiano Ronaldo que tinha visto numa revista.

Hamad Al Humaidhan tem dez anos, repito, é conhecido como o Novo Picasso. O traço dos seus pincéis deixam uma clara similaridade ao génio das telas que foi Picasso. As comparações são impossíveis, desrespeitosas até para o mito espanhol das artes. Mas o pequeno Hamad está, também ele, a construir a sua história.

“O meu pai disse-me que eu pintava como um pintor famoso”, contou à imprensa britânica o Novo Picasso, que agora, ao perceber um pouco do que se passa à sua volta e já familiarizado com quem foi o autor de Guernica, deseja tornar-se “escultor e pintor profissional quando crescer”. Tem tempo. Tenha espaço.

O esboço de Cristiano Ronaldo foi feito ainda no Kuweit. “Disse-lhe que gostava e pedi que fizesse mais”, relatou o pai, Walid. Os primeiros resultados levou-os a uma galeria local. Depois ao Egipto. Seguiram-se visitas a várias exposições de arte, o contacto com nomes como Van Gogh e Henry Moore. Visitou o Tate Modern, em Londres. Hamad acabou contratado para expor na também londrina Turner Fin Arts no início deste ano. E vendeu seis quadros. Os colegas da escola primária, que frequenta em Bath, chamam-lhe “The Artist”. A grande questão é saber como esta criança vai crescer e desenvolver-se perante tamanha, digamos, genialidade? O futuro é já ali. Todos nós estamos nele, de uma forma ou outra. O pequeno Hamad Al Humaidhan também.

p.s.: Esta foi uma das histórias que ficou por escrever a reboque do Mundial de Futebol. Mais vão surgir

O traço de Hamad traz, de facto, à memória as deambulações dos pincéis de Picasso

Esta entrada foi publicada em Desporto, Mundo com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s